Descida da temperatura, chuva e aviso amarelo de agitação marítima: eis o tempo esta semana em Portugal continental

Os remanescentes do furacão Erin vão trazer alguns efeitos a Portugal, como agitação marítima, aumento da velocidade do vento e até alguma chuva fraca. Conheça as zonas mais afetadas!
Toda a costa litoral de Portugal continental encontra-se sob aviso amarelo de agitação marítima, devido aos efeitos esperados provocados pela depressão associada ao ex-furacão Erin. Esta, tendo sido absorvida pelo jato polar e encontrando-se em latitudes superiores, como podemos observar no mapa acima, trará, não só, agitação marítima ao país, como possibilidade de chuva e aumento da velocidade do vento.
Para além disto, as temperaturas máximas e mínimas voltarão a diminuir a partir de quarta-feira, em todo o país, devendo aumentar na reta final da semana, principalmente as máximas.
Semana arranca agradável, mas será "sol de pouca dura"
Esta segunda-feira poderá contar com alguma nebulosidade junto ao litoral Norte e Centro, sendo que a Norte é provável que se dissipe ao longo das horas, persistindo no Centro. Para o resto da nossa geografia continental, espera-se um dia soalheiro.

Em relação às temperaturas máximas, estas poderão variar entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 33 ºC em Castelo Branco, Évora e Beja. Localmente, os valores poderão chegar aos 36 ºC no Vale do Douro e aos 35 ºC na Beira Baixa, podendo ser estas as regiões mais quentes do país, no dia de hoje.
Terça-feira será marcada pelo início dos efeitos desta depressão
Os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo encontram-se sob aviso amarelo de agitação marítima, até quarta-feira, dia 27 de agosto. Os distritos do Norte e Centro manter-se-ão sob aviso até às 6h do dia 27, enquanto os distritos do Sul ficarão livres do aviso â meia-noite do mesmo dia. Como podemos observar no mapa abaixo, a altura máxima de onda poderá ser entre os 4 e os 7 metros.

Para além da agitação marítima, espera-se um aumento da velocidade do vento, principalmente junto à faixa litoral, onde as rajadas poderão chegar ultrapassar os 55 km/h no litoral Centro. Este aumento do vento deverá verificar-se a partir das primeiras horas da tarde e poderá sentir-se uma diminuição do mesmo nas últimas horas do dia, ainda que seja expectável que volte a aumentar na quarta-feira.
Ainda assim, e apesar destes efeitos, a temperatura manter-se-á dentro dos valores verificados no dia anterior, esperando-se valores máximos entre os 21 ºC em Viana do Castelo e os 34 ºC em Castelo Branco, com valores locais na ordem dos 35 ºC nas zonas tendencialmente mais quentes da faixa interior, como o Vale do Douro, Beira Baixa e Alentejo.
Quarta-feira denotar-se-á uma descida generalizada das temperaturas máximas
A meio da semana poderemos denotar uma diminuição dos valores máximos de temperatura, onde os mesmos poderão variar entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 29 ºC em Beja e Faro. Localmente, os valores não deverão ultrapassar os 31 ºC na Beira Baixa e no Sotavento Algarvio.
Para além disto, as rajadas de vento voltam a ganhar força também com o passar das horas, podendo aproximar-se dos 60 km/h na zona do Cabo Carvoeiro, devendo esta ser a mais ventosa do país.

Este dia amanhecerá nublado, com tendência a que esta nebulosidade se dissipe, ainda que não totalmente, podendo ainda contar com a possibilidade de precipitação fraca no noroeste do país, a partir das últimas horas da tarde, devendo a mesma persistir e abranger outros locais do litoral Norte e Centro, até às primeiras horas da madrugada de quinta-feira.
Quinta e sexta-feira poderão contar ainda com alguma chuva, mas as temperaturas voltam a aumentar
Ao que tudo indica, e tendo em conta a mais recente atualização dos nossos mapas, a chuva poderá manter-se no nosso país até sexta-feira, ainda que de forma pontual. Na quinta-feira a chuva poderá incidir no noroeste do país de forma fraca e dispersa durante as últimas horas da manhã.
As máximas neste dia poderão manter-se entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 27 ºC em Évora, Beja e Faro. A nível local a temperatura não deverá ultrapassar os 30 ºC no Sotavento Algarvio, região que se espera a mais quente do país.
Na sexta-feira as temperaturas aumentam no Sul do país, essencialmente, podendo os valores variar entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 30 ºC em Évora, Beja e Faro. A nível local, a Beira Baixa poderá ser a zona mais quente do país, com o mercúrio a chegar aos 34 ºC.
Ainda assim, é esperado que chova entre as primeiras horas da manhã e as últimas da tarde no noroeste do país, podendo esta precipitação dissipar-se totalmente a partir do final do dia, assim como parte da nebulosidade.
No sábado, espera-se um aumento generalizado das temperaturas máximas e espera-se alguma nebulosidade junto à faixa litoral, ainda que se espere um dia maioritariamente seco e soalheiro.