Após fim de semana de frescura e chuva, saiba o que esperar do tempo em Portugal nos próximos dias

Frente fria traz chuva este domingo e nortada marca o início da semana em Portugal Continental. O tempo muda este domingo com frente fria: chuva no Norte e Centro. Já segunda-feira espera-se vento e céu limpo, com ligeira subida das máximas.

A frente fria que atravessou Portugal Continental trouxe os primeiros aguaceiros já durante o final do dia de sábado, prolongando-se durante a madrugada e manhã deste domingo, 20 de julho. O cenário previsto confirma-se, com precipitação mais consistente no Minho e Douro Litoral, abrangendo sobretudo os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, com extensões para as áreas altas de Vila Real, Aveiro e Coimbra.

O tempo melhora gradualmente ao longo do dia neste domingo

A intensidade da chuva tem sido, em geral, fraca a moderada, sem provocar situações de risco, mas suficiente para aliviar a secura superficial do solo em algumas regiões do Norte, que se encontravam em situação de ligeira seca meteorológica, segundo os dados mais recentes do IPMA.

Ao longo da manhã e início da tarde, a chuva estende-se à região Centro, com maior incidência no litoral e nas áreas montanhosas, nomeadamente nas Serras da Lousã e da Estrela, embora com menor acumulação. Mais a Sul, a precipitação tem sido pontual, limitada a chuviscos, mais localizados a partir do final da manhã, e com pouca expressão.

Dissipação da precipitação ao longo do dia de domingo.
Precipitação acumulada inferior a 11,5 mm até ao final do dia de Domingo, com concentração no Norte e Centro Litoral. Ao longo do dia, a chuva dissipar-se-á.

Com o avanço da frente fria para sul e sua dissipação, o céu vai apresentando abertas em diversas regiões, em particular no Norte e no interior. Prevê-se uma melhoria progressiva do estado do tempo ao longo da tarde, com diminuição da nebulosidade e cessação da precipitação. O vento sopra fraco a moderado de Noroeste, podendo atingir rajadas até 40 km/h nas terras altas do Centro e Sul.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

As temperaturas registam uma ligeira descida das máximas, com valores a oscilar entre os 18 ºC no litoral Norte e os 30 ºC no Baixo Alentejo. A sensação térmica será condicionada pelo vento, que intensifica a frescura, especialmente junto ao mar. A temperatura da água do mar na Costa Ocidental varia entre os 17 e os 19 ºC, enquanto no Algarve se mantém nos 22 ºC. A radiação ultravioleta mantém-se elevada a muito elevada, com índices entre o 7 e 8.

Segunda-feira marca viragem para tempo seco, mais vento e subida gradual das temperaturas

Já esta segunda-feira, 21 de julho, o cenário meteorológico será dominado pela instalação do anticiclone dos Açores, que volta a ganhar influência no território continental. Esta expansão anticiclónica gera a habitual nortada de verão, marcada por céu geralmente limpo, vento moderado a forte e uma sensação térmica mais amena junto à faixa costeira.

Durante a manhã de segunda-feira, poderá ainda haver alguma nebulosidade residual no litoral Norte e Centro, mas que deverá dissipar-se rapidamente, dando lugar a um dia com muito sol em praticamente todo o país. O vento de Noroeste será mais notório durante a tarde, em especial no litoral ocidental, particularmente entre os distritos de Leiria e Setúbal.

As temperaturas mínimas deverão descer ligeiramente, com valores abaixo dos 10 ºC em algumas regiões do interior Norte e Centro, nomeadamente nos planaltos de Trás-os-Montes e Beira Alta, tornando a noite mais fresca do que é habitual nesta altura do ano. Em contraste, as temperaturas máximas terão uma pequena subida, com valores entre os 19 ºC (no litoral Norte, em particular em Caminha e Viana do Castelo) e os 33 ºC (no interior do Alentejo, em Mértola).

Tempo volta a estabilizar em Portugal continental. Temperaturas máximas de até 32 ºC previstas para amanhã, 21 de julho.

Com o tempo seco, a intensificação do vento e a vegetação cada vez mais seca, o risco de incêndio poderá aumentar significativamente já a partir desta segunda-feira, sobretudo nas regiões do interior Centro e Sul. Esta tendência será reforçada ao longo da semana, à medida que se prevê a instalação de uma massa de ar mais quente, com possibilidade de temperaturas extremas a partir de quarta ou quinta-feira.

Semana começa com tempo estável e antecipa possível onda de calor na reta final de julho

Ainda que exista alguma incerteza quanto à intensidade exata de uma possível onda de calor para a última semana de julho, os modelos de previsão apontam para vários dias consecutivos com tempo quente e seco, abrangendo mesmo as áreas litorais. Por agora, segunda-feira trará um cenário de transição: deixa-se para trás a frente fria e a chuva fraca, e instala-se o padrão seco e ventoso que irá marcar os próximos dias em grande parte do território continental.

Para quem planeou férias para esta semana, os próximos dias deverão proporcionar condições mais favoráveis para atividades ao ar livre, especialmente a partir de terça-feira. Contudo, para quem preferia temperaturas mais moderadas, as previsões apontam para dias potencialmente mais quentes e com risco acrescido de incêndios. Acompanhar a informação meteorológica da nossa redação e os avisos oficiais será essencial para se manter informado.