Próxima semana em Portugal: após a chuva, o sol voltará temporariamente, mas com outra perturbação à vista, eis quando!

Após a chuva que cairá até domingo em diversos pontos de Portugal continental, a próxima semana no nosso país iniciará seca e soalheira, mas parece que a estabilidade será "sol de pouca dura". Saiba a previsão completa!

Depois de um fim de semana instável, principalmente ao longo da faixa litoral Norte e Centro, onde a nebulosidade e alguns períodos de chuva fraca a moderada ocorreram, espera-se um início de semana mais estável, ainda que não totalmente.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Para além de mais estável do ponto de vista atmosférico, a semana deverá arrancar mais quente, com uma subida generalizada, mas pouco acentuada, das temperaturas máximas.

Segunda-feira marca o início soalheiro da semana

Durante a manhã de segunda-feira, dia 21 de julho, a nebulosidade poderá manter-se persistente na faixa litoral Norte e Centro, devendo começar a dissipar-se a partir das primeiras horas da tarde, dando lugar a um dia com céu limpo e sem previsão de chuva.

Em relação às temperaturas máximas, estas poderão aumentar ligeiramente por todo o continente português, sendo esperados valores entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 30 ºC em Beja e Castelo Branco.

rajadas de vento
A velocidade de rajada poderá chegar aos 50 km/h em vários locais junto à costa, no Centro e Sul do país, até ao final do dia de segunda-feira.

No entanto e, essencialmente após as últimas horas da manhã, a velocidade de rajada do vento irá começar a aumentar. Primeiro, no litoral Oeste e restante faixa litoral das regiões Centro e Sul e depois, à medida que as horas avançam, irá aumentar na região Sul, ainda que com menos expressão. Estas rajadas poderão ser de at�� 50 km/h.

Terça-feira traz chuva e aumento das temperaturas, mas estes efeitos não deverão durar

Uma linha de instabilidade relacionada com uma depressão a Norte da Península Ibérica, deverá influenciar o estado de tempo em Portugal continental ao longo do dia de terça-feira, especialmente no noroeste do país.

Desta forma, espera-se que ao início da manhã desse dia, a nebulosidade comece a instalar-se na faixa litoral Norte e Centro, devendo, com o passar das horas, alastrar-se para outras zonas da região Norte. Com isto, regressa a chuva que deverá ser fraca a moderada, a partir das primeiras horas da tarde, ao noroeste do país, podendo alastrar-se a outros locais do litoral Norte, devendo manter-se a Oeste da Barreira de Condensação.

precipitação acumulada
Até ao final do dia de terça-feira poderão registar-se até 22 mm de precipitação acumulada na região do Minho.

Em relação às temperaturas, as mesmas poderão aumentar, ainda que este aumento possa ser mais notório na faixa interior e no Sul do continente. Assim, esperam-se valores máximos entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 33 ºC em Beja, devendo localmente estes valores ascenderem aos 35 ºC tanto no Alentejo como na Beira Baixa.

Na quarta, apesar de se denotar uma melhoria no estado de tempo, as temperaturas vão diminuir

Esta chuva que chegará na terça-feira, deverá dissipar-se ao longo da madrugada de quarta-feira, no entanto, a nebulosidade poderá persistir ao longo de uma boa parte do dia, ainda que se espere que a mesma se comece a dissipar durante a tarde, dando lugar a um final de dia praticamente sem nuvens.

Para além disto, espera-se uma descida generalizada das temperaturas, sendo esta mais expressiva nas regiões mais quentes, como o Interior e o Sul do país. Desta forma, os valores máximos deverão oscilar entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 30 ºC em Castelo Branco. Localmente, a região mais quente poderá ser a Beira Baixa, onde os termómetros podem alcançar 32 ºC de máxima.