Amanhã e domingo choverá em todo o país: entre 50 e 90 mm nos distritos de Portalegre e Santarém

O sábado, 25 de outubro, regista frente ativa e chuva por vezes forte no Centro e Sul. No domingo aponta-se melhoria a partir do Norte e aguaceiros sobretudo no Sul. Açores mantêm instabilidade com vento de Nordeste e Madeira com aguaceiros dispersos.
Depois de vários dias marcados por episódios de chuva intensa e trovoada, o fim de semana de 25 e 26 de outubro traz dois cenários distintos em Portugal continental.
Neste sábado, a passagem de uma superfície frontal dinâmica, alimentada por ar muito húmido de origem subtropical, cruzará o território de noroeste para sudeste, enquanto no domingo se esperam melhorias substanciais no estado de tempo.
Amanhã espera-se precipitação em Portugal Continental, com avisos meteorológicos em 10 distritos
Amanhã, esperam-se períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, inicialmente na região Norte e Centro, durante a madrugada e manhã, estendendo-se ao centro e sul ainda durante a madrugada e ao longo da manhã e início de tarde.
Em 12 horas, os valores acumulados de precipitação mais prováveis situam-se entre 30 e 60 mm, sobretudo na região Centro e Sul, e em particular no distrito de Santarém. Os valores serão inferiores a 10 mm na região do Minho, onde geralmente se associam os valores mais elevados de precipitação em Portugal Continental.

De qualquer forma, destaca-se que a incerteza entre modelos permanece elevada quanto à distribuição fina desta precipitação. Para Lisboa e Vale do Tejo preveem-se aguaceiros por vezes moderados, com melhoria gradual no final do dia. O vento sopra moderado de sudoeste, 20–30 km/h, com rajadas mais fortes nas terras altas e no litoral ocidental.
Após a passagem da frente, espera-se a redução das temperaturas, entre 3 e 5 ºC face a quinta-feira. As mínimas estarão entre os 8 e os 17 ºC na maioria das capitais de distrito, com temperaturas máximas a rondar os 19 e 22 ºC no Norte, os 21 e 24 ºC no Centro e ainda próximo ou acima dos 25 ºC em pontos do Algarve antes da mudança do estado de tempo.
A ocorrer, espera-se que o período entre as 6 horas da manhã e as 15 horas sejam os mais preocupantes.
Domingo com melhoria substancial no estado de tempo, sobretudo no Norte e Centro
No domingo, com o reforço anticiclónico a oeste da Península e a massa de ar estabilizada a norte do Tejo, a situação melhora de forma evidente no Norte e Centro.
O céu torna-se pouco nublado ou limpo, a humidade desce e a sensação térmica torna-se mais amena durante a tarde. Mantém-se, no entanto, a possibilidade de aguaceiros na região Sul, sobretudo durante a manhã e início da tarde, com maior probabilidade no Algarve e Baixo Alentejo, onde podem somar até cerca de 10 mm de forma pontual.
O vento sopra de norte, em geral fraco a moderado, tornando-se moderado a forte em áreas montanhosas e no Norte e Centro, com rajadas até 45 km/h. As máximas recuperam ligeiramente, em especial no Sul, ficando em valores ligeiramente acima da média para o final de outubro.

Quanto ao Norte e Centro o dia será de sol, favorecendo atividades ao ar livre, embora a manhã possa começar fresca. O estado do mar mantém-se agitado na costa ocidental, com ondas até 2 m e picos pontuais próximos de 3 m, enquanto no Sotavento Algarvio a ondulação permanece inferior a 1 m.
Nas Regiões Autónomas, o padrão meteorológico mantém-se instável
Nos Açores, uma depressão em altitude a leste do arquipélago promove céu muito nublado, aguaceiros frequentes e condições propícias a trovoadas, com vento de nordeste frequentemente moderado a forte e rajadas até 70 km/h, especialmente nos grupos Central e Oriental.
As temperaturas máximas rondam pelos 19–22 ºC, com sensação térmica inferior sob aguaceiros e vento.
Na Madeira, preveem-se períodos de muita nebulosidade, com abertas, e aguaceiros dispersos que podem surgir da tarde de sábado para domingo, mais prováveis nas encostas a oeste/sudoeste e nas áreas de média e alta altitude.

O fim de semana será de contrastes. No sábado é o dia de maior impacte da perturbação, com a frente a cruzar o território, com valores acumulados de precipitação entre os 50 e os 90 mm em áreas do Centro e Alto Alentejo e gerando trovoadas localizadas.
Acompanhe as atualizações da nossa equipa da Meteored, uma vez que vamos monitorizando de forma contínua todas as informações sobre as condições meteorológicas em território nacional.