Entre quarta-feira e domingo um rio de humidade permanecerá sobre Portugal, alimentando as frentes de chuva

A previsão do tempo para esta semana será marcada por um aumento da instabilidade, impulsionada pela entrada de um rio atmosférico e pela sucessão de frentes atlânticas, traduzindo-se em chuva frequente, descida gradual das temperaturas e intensificação do vento.

Nos últimos dias, a dinâmica atmosférica sofreu alterações significativas, o que levou à intensificação do jato polar e abriu caminho à entrada de novas frentes atlânticas impulsionadas por um “rio atmosférico” de vapor de água.

Assim como um rio verdadeiro carrega água líquida na superfície, um rio atmosférico carrega vapor de água nos ventos da troposfera. Estes "rios” normalmente formam-se em regiões oceânicas tropicais e subtropicais. Quando esse vapor encontra montanhas ou massas de ar frio, ele condensa, podendo causar chuvas intensas.

Este corredor de humidade, irá aumentar consideravelmente a probabilidade de precipitação em Portugal continental ao longo da semana.

Chuva presente esta terça-feira com pico previsto para a tarde, saiba onde

É durante o dia de hoje terça-feira, dia 21, que o padrão de instabilidade se tornará mais evidente em Portugal Continental. Desde o final da manhã que a precipitação no Norte e Centro tem vindo a intensificar-se com períodos de chuva persistente, em especial nas regiões montanhosas e no litoral minhoto e beirão.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

O pico de intensidade será por volta das 15:00 e irá afetar as regiões Norte e Centro, com valores de 3.3 mm Porto e 1.8 mm em Coimbra.

Mapa atmosférico: chuva, nuvens e vento
Terça-feira, 21 de outubro, pelas 15h, a chuva incide com maior intensidade no Norte e Centro, impulsionada por um jato polar mais ativo e fluxo húmido de sudoeste.

No Sul, o impacto será menor, mas ainda assim poderão ocorrer pequenos eventos de precipitação durante a tarde. As temperaturas máximas deverão situar-se entre 21 °C e 22 °C no Norte, 22 °C a 23 °C no Centro, 23 °C a 24 °C na Grande Lisboa e Vale do Tejo, 24 °C a 25 °C no Alentejo e 23 °C a 24 °C no Algarve.

Quarta-feira (22) espera-se que seja um dia chuvoso. A precipitação poderá ser moderada, sobretudo nas regiões montanhosas e no litoral Norte e Centro, onde os períodos de chuva serão mais persistentes. Durante a manhã, a instabilidade deverá abranger praticamente todo o território continental, ainda que de forma irregular e intermitente.

À medida que a tarde avança, a chuva tende a enfraquecer e a dissipar-se, ficando as regiões do Algarve, Alentejo e Grande Lisboa/Vale do Tejo praticamente sem precipitação a partir das 17:00.

As temperaturas máximas deverão registar uma ligeira descida, oscilando entre 19 °C e 20 °C no Norte, 21 °C a 22 °C no Centro, 22 °C a 23 °C na região de Lisboa, 23 °C a 24 °C no Alentejo e 22 °C a 23 °C no Algarve.

Temperaturas máximas previstas para quarta-feira, 22 de outubro
Apesar das temperaturas máximas aparentarem ser amenas, a sensação térmica será ligeiramente inferior devido à elevada humidade e à cobertura de nuvens presente na maioria do território continental.

As mínimas também recuam ligeiramente, sinalizando noites mais frescas e húmidas.

Irá a circulação atlântica persistente prolongar-se pelo fim de semana?

Quinta-feira (23) a instabilidade mantém-se, embora a precipitação tenda a distribuir-se dispersamente à medida que a frente se desloca. A temperatura deverá manter-se dentro do mesmo padrão térmico dos últimos dias, embora com uma ligeira descida em algumas regiões.

No entanto, será já na sexta-feira, dia 24, que o padrão de instabilidade deverá voltar a ganhar força, com o reforço da precipitação em várias regiões do país, cenário que irá estender-se até sábado devido à passagem de um rio atmosférico por Portugal continental.

Pequenas variações na posição do jato polar poderão modificar significativamente o comportamento das frentes e a distribuição da chuva sobre o território continental.

Previsão de precipitação para sábado, 25 de outubro, às 08:00
Espera-se chuva moderada a localmente intensa no litoral e interior Centro. A presença de centros de baixa pressão poderá reforçar a instabilidade, embora o posicionamento e intensidade da chuva possam ainda sofrer ajustes nos próximos dias.

O dia de domingo ainda é incerto, mas atualmente o modelo de referência utilizado pela Meteored não prevê precipitação e poderá ser um dia de céu limpo.