Entre quarta-feira e domingo um rio de humidade permanecerá sobre Portugal, alimentando as frentes de chuva

A previsão do tempo para esta semana será marcada por um aumento da instabilidade, impulsionada pela entrada de um rio atmosférico e pela sucessão de frentes atlânticas, traduzindo-se em chuva frequente, descida gradual das temperaturas e intensificação do vento.
Nos últimos dias, a dinâmica atmosférica sofreu alterações significativas, o que levou à intensificação do jato polar e abriu caminho à entrada de novas frentes atlânticas impulsionadas por um “rio atmosférico” de vapor de água.
Este corredor de humidade, irá aumentar consideravelmente a probabilidade de precipitação em Portugal continental ao longo da semana.
Chuva presente esta terça-feira com pico previsto para a tarde, saiba onde
É durante o dia de hoje terça-feira, dia 21, que o padrão de instabilidade se tornará mais evidente em Portugal Continental. Desde o final da manhã que a precipitação no Norte e Centro tem vindo a intensificar-se com períodos de chuva persistente, em especial nas regiões montanhosas e no litoral minhoto e beirão.
O pico de intensidade será por volta das 15:00 e irá afetar as regiões Norte e Centro, com valores de 3.3 mm Porto e 1.8 mm em Coimbra.

No Sul, o impacto será menor, mas ainda assim poderão ocorrer pequenos eventos de precipitação durante a tarde. As temperaturas máximas deverão situar-se entre 21 °C e 22 °C no Norte, 22 °C a 23 °C no Centro, 23 °C a 24 °C na Grande Lisboa e Vale do Tejo, 24 °C a 25 °C no Alentejo e 23 °C a 24 °C no Algarve.
Quarta-feira (22) espera-se que seja um dia chuvoso. A precipitação poderá ser moderada, sobretudo nas regiões montanhosas e no litoral Norte e Centro, onde os períodos de chuva serão mais persistentes. Durante a manhã, a instabilidade deverá abranger praticamente todo o território continental, ainda que de forma irregular e intermitente.
As temperaturas máximas deverão registar uma ligeira descida, oscilando entre 19 °C e 20 °C no Norte, 21 °C a 22 °C no Centro, 22 °C a 23 °C na região de Lisboa, 23 °C a 24 °C no Alentejo e 22 °C a 23 °C no Algarve.

As mínimas também recuam ligeiramente, sinalizando noites mais frescas e húmidas.
Irá a circulação atlântica persistente prolongar-se pelo fim de semana?
Quinta-feira (23) a instabilidade mantém-se, embora a precipitação tenda a distribuir-se dispersamente à medida que a frente se desloca. A temperatura deverá manter-se dentro do mesmo padrão térmico dos últimos dias, embora com uma ligeira descida em algumas regiões.
No entanto, será já na sexta-feira, dia 24, que o padrão de instabilidade deverá voltar a ganhar força, com o reforço da precipitação em várias regiões do país, cenário que irá estender-se até sábado devido à passagem de um rio atmosférico por Portugal continental.
Pequenas variações na posição do jato polar poderão modificar significativamente o comportamento das frentes e a distribuição da chuva sobre o território continental.

O dia de domingo ainda é incerto, mas atualmente o modelo de referência utilizado pela Meteored não prevê precipitação e poderá ser um dia de céu limpo.