Tempo em Portugal na próxima semana: arranque com chuva e neve, mas depressa o sol regressa; antes de nova mudança

Depois de um fim de semana seco e soalheiro, o arranque da próxima semana trará chuva, devido à chegada de uma nova frente fria, que também poderá resultar em neve na Serra da Estrela.
O dia de hoje, 14 de dezembro, amanheceu soalheiro, mas espera-se um aumento da nebulosidade, especialmente junto ao litoral Norte e Centro ao longo das próximas horas.
Em relação às temperaturas, esperam-se máximas até 17 ºC em várias cidades do litoral Norte, como Braga e Porto, no litoral Centro, Coimbra e Leiria também devem registar o mesmo valor. Lisboa e Faro poderão chegar aos 18 ºC. Guarda poderá ser das cidades mais frias, com máxima de 11 ºC.
Amanhã, dia 15, chega uma nova frente fria a Portugal Continental
Ao longo da madrugada de segunda-feira é expectável um aumento gradual da nebulosidade, de oeste para este, sendo que as primeiras horas da manhã contarão com céu geralmente nublado e com os primeiros aguaceiros, na região de Lisboa.

Depressa, a chuva deverá estender-se pelo litoral Norte e Centro, devido à chegada da frente fria, que até ao início da tarde poderá resultar em chuva fraca a moderada nas regiões Norte e Centro.
Nas horas imediatamente após, a precipitação deverá estender-se ao Sul do país e intensificar-se no litoral Norte e Centro, podendo contar com períodos de chuva forte. Estes períodos de chuva forte também deverão chegar ao Sul, ao final do dia, dando-se uma acalmia nas horas seguintes, já na madrugada de terça-feira.
Entre terça e quarta-feira espera-se uma melhoria no estado de tempo e uma diminuição das temperaturas
Ao longo da madrugada de terça, dia 16, a chuva deverá manter-se ao longo da faixa costeira, sendo que ao longo do dia é esperado tempo variável, entre períodos de sol, nuvens e alguma chuva fraca em locais pontuais de Norte a Sul do país. Até ao final do dia, espera-se que a chuva se dissipe totalmente, dando lugar a horas de céu limpo.

Desta forma, a madugada de quarta-feira, dia 17, poderá contar com a formação de geadas, especialmente no interior Norte e Centro, tendo em conta as condições esperadas de céu geralmente limpo, temperaturas baixas e vento fraco.
No entanto, e ainda que este dia se mantenha com ausência de precipitação, é esperado um aumento da nebulosidade, à medida que as horas passam, de Norte para Sul. Estas condições atmosféricas deverão manter-se até ao final do dia, onde o céu poderá voltar a tornar-se mais limpo.
Na quinta-feira poderá chegar uma nova frente fria
Assim, as geadas deverão voltar na madrugada de quinta-feira onde se esperam valores de temperatura mínima entre 1 a 3 ºC no Norte do país (com exceção da áreas próximas ao mar, onde os valores serão mais elevados), céu limpo e vento fraco.
Contudo, a partir das primeiras horas da tarde, espera-se a chegada de uma nova frente fria, que poderá resultar em chuva no noroeste, podendo alastrar-se para o resto da região Norte e afetar uma pequena parte do litoral Centro, até ao final do dia. Para a região bracarense, esperam-se períodos de chuva forte.
A chuva deverá percorrer o país de noroeste para sudeste durante a madrugada e manhã de sexta-feira, dia 19, podendo manter-se na região Sul, com períodos de chuva fraca a moderada até ao final do dia, enquanto se espera que o Norte e Centro possam contar com um dia geralmente seco e com abertas. No entanto, e tendo em conta a distância temporal e uma maior margem de erro, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões.