A crista anticiclónica está de regresso e Portugal continental contará com dias típicos de verão: saiba em que zonas!

A região Sul do país será brindada com dias quentes, secos e soalheiros, mas esta condição poderá abranger outras zonas. Confira aqui a previsão!
Como temos vindo a avançar, era expectável que esta semana arrancasse com condições atmosféricas estáveis, depois da passagem do ex-furacão Gabrielle. Desta forma, segunda-feira amanheceu com céu geralmente limpo e com temperaturas agradáveis em praticamente todo o país.
Podemos esperar o surgimento de algumas nuvens altas durante a tarde, especialmente no Sul do país, onde não se descarta a possibilidade de ocorrência de precipitação fraca no Baixo Alentejo, próximo ao Sotavento Algarvio, e também neste último.
Em relação às temperaturas, as máximas poderão oscilar entre os 20 ºC na Guarda e os 28 ºC em Santarém e Lisboa. Localmente, no Sul do país, poderão registar-se até 30 ºC.
Entre terça e quinta-feira, o Sul poderá contar com noites tropicais
Amanhã, terça-feira, os termómetros voltam a subir, esperando-se máximas entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 29 ºC para Santarém e Beja. Braga poderá ser o distrito mais quente do Norte, com a cidade homónima a poder registar até 26 ºC, sendo que localmente, os valores poderão ser um pouco mais elevados. No Porto, ainda que na cidade a máxima não deva ultrapassar os 23 ºC, o interior do distrito poderá registar até 27 ºC.

Em relação às noites, neste dia, também de denotará um ligeiro aumento dos valores, com a cidade de Lisboa a poder registar cerca de 23 ºC, pelas 23h, assim como Altura, em Castro Marim. Pela mesmo hora, Sesimbra deverá contar com 22 ºC, assim como Faro, Tavira, Olhão e outras zonas do Sotavento Algarvio. A maior parte dos locais pertencentes ao Alentejo registará entre 20 a 21 ºC.
No Norte e outras partes do Centro, por volta desta hora, deverão registar-se valores entre os 14 ºC na Guarda e os 18 ºC em São João da Madeira, Tondela, Seia, Tomar, Pombal e Abrantes. Nas cotas mais elevadas, os valores poderão ser na ordem dos 8 ºC para a Serra da Estrela e de cerca de 11 ºC para as zonas montanhosas do Norte.
Quarta-feira poderá ser um dos dias mais quentes da semana
Quarta-feira poderá contar com alguma nebulosidade crescente, à medida que as horas passam, no entanto, poderá registar as temperaturas mais elevadas da semana, principalmente no Norte, onde é esperado que os termómetros se aproximem dos 30 ºC, como podemos verificar no mapa abaixo.

Também a noite será agradável, especialmente no Sul e no Ribatejo. Mais uma vez, Lisboa poderá ser dos locais mais quentes nas últimas horas do dia, com máximas até 22 ºC. Também Sesimbra, Sines e Tavira deverão registar o mesmo valor. Boa parte do Alentejo poderá contar com valores de 21 ºC, pelas 23h. No Norte e Centro não se denotarão oscilações significativas face à noite anterior.
Quinta-feira poderemos denotar alguma variação dos valores diurnos e noturnos
Quinta-feira as temperaturas voltam a diminuir no litoral Norte e aumentam no interior e no Sul do país. Desta forma, esperam-se variações entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 31 ºC em Lisboa e Beja. Localmente, estes valores poderão chegar aos 32 ºC.
Tal como referimos, as noites continuarão quentes até este dia, ainda que nas mesmas regiões já citadas. Assim, esperam-se valores até aos 24 ºC em Tavira, seguidos de 23 ºC para a maior parte das localidades do Sotavento Algarvio e do interior alentejano. Na sexta-feira estes valores irão diminuir, ainda que possam voltar a aumentar no sábado, especialmente no Algarve.
Reta final da semana com pequena descida da temperatura, mas anomalias continuam positivas em boa parte do país
Sexta-feira, assim como sábado, poderá contar com nebulosidade em boa parte da geografia continental e com uma diminuição generalizada das temperaturas máximas. Com isto, esperam-se, para sexta-feira, valores máximos entre os 19 ºC em Viana do Castelo e Aveiro e os 30 ºC em Beja.

No entanto, e como podemos observar no mapa acima, esta diminuição das temperaturas não deverá contribuir para uma inversão total das anomalias térmicas, onde uma grande fatia do território continuará a registar valores acima da normal climatológica. Apenas o litoral Norte e Centro deverá registar valores abaixo da média.
No sábado, dia 4, e até onde nos é possível observar, espera-se uma subida dos valores máximos, especialmente nos locais habitualmente mais quentes, como o Vale do Douro, Beira Baixa e Alentejo, ainda que este aumento seja mais notório nos dois primeiros locais, onde os termómetros poderão chegar aos 30 ºC. Desta forma, poderemos contar com valores a oscilar entre os 18 ºC em Viana do Castelo e os 29 ºC em Beja.