Nos próximos dias as temperaturas aumentam em Portugal continental: esperam-se até 33 ºC neste dia!

O outono começou, mas as temperaturas de verão voltam já nos próximos dias, com os termómetros a registarem 30 ºC ou mais em boa parte do país. Confira aqui a previsão!

Como já referimos em previsões anteriores, é esperado um novo aumento das temperaturas máximas, depois de um fim de semana chuvoso, devido aos efeitos do ex-furacão Gabrielle que resultou em chuva, vento e agitação marítima, especialmente durante a noite de ontem e a madrugada de hoje.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Como refere o ditado: "Depois da tempestade, vem a bonança", e de facto será isso que se verificará a partir de amanhã, segunda-feira, onde se esperam dias geralmente secos, soalheiros e mais quentes. Ainda assim, depois deste pequeno período de instabilidade não descartamos a possibilidade de ocorrência de precipitação fraca no distrito de Évora, mais próximo à fronteira, durante o período da tarde. No entanto, a mesma dissipar-se-á rapidamente dando lugar a um dia agradável.

Semana arranca com tendência de aumento gradual e generalizado das temperaturas máximas

Segunda-feira poderá amanhecer com céu geralmente limpo e, como referimos acima, com possibilidade de ocorrência de chuva fraca no Alentejo, ainda que a mesma se possa dissipar rapidamente, dando lugar a um dia tendencialmente seco e soalheiro.

temperatura do ar à superfície
Na segunda-feira, dia 29 de setembro, esperam-se valores máximos na ordem dos 29 ºC, de Norte a Sul do país, com tendência a aumentar nos dias seguintes.

Para além disso, espera-se um aumento generalizado das temperaturas máximas, onde os valores, apesar de não deverem ultrapassar os 30 ºC, poderão chegar perto deste valor em vários locais de Norte a Sul do país.

Terça-feira, dia 30 de setembro, poderá contar com alguma nebulosidade durante a tarde, ainda que não haja previsão de precipitação. Neste dia espera-se um novo aumento generalizado dos valores de temperatura, onde já vários locais, especialmente das regiões Centro e Sul, poderão chegar e ultrapassar os 30 ºC.

Na quarta-feira, as máximas podem chegar aos 33ºC, fazendo "disparar" as anomalias térmicas positivas

Apesar do dia de quarta-feira, dia 1 de outubro, amanhecer nublado em boa parte do país, é esperado que esta nebulosidade se comece a dissipar durante a tarde, de Norte para Sul, dando lugar a um fim de dia com céu limpo.

Todavia, as temperaturas voltarão a aumentar. Com este aumento, esperam-se valores entre os 21 ºC em Viana do Castelo e os 30 ºC em Santarém, Lisboa, Évora e Beja. No entanto, a nível local, os termómetros poderão registar até 33 ºC, no distrito de Setúbal.

anomalia térmica
Com o aumento das temperaturas que se deverá verificar nos primeiros dias da próxima semana, a anomalia térmica positiva volta a aumentar em todo o país.

Como podemos observar no mapa acima, de anomalia térmica, esta será positiva em praticamente todo o país, à exceção de algumas zonas do Algarve, onde a mesma se encontra nula (branco) ou negativa (azul).

Este mapa refere-se ao período do dia mais quente de quarta-feira e regista uma anomalia positiva de 7 ºC na área onde se deverão registar os 33 ºC previstos. A anomalia positiva indica valores acima do expectável para a época. No noroeste do país também podemos ver que esta anomalia é mais vincada, rondando os 5 ºC acima da média.