Depressão extratropical Gabrielle chega ao Continente amanhã: 50 mm de chuva, rajadas até 70 km/h e ondas até 11 metros

Após afetar o arquipélago dos Açores, o agora ex-furacão Gabrielle dirige-se vertiginosamente para leste, rumo à Península Ibérica. Entre sábado (27) e domingo (28) produzirá um temporal de chuva, vento e mar em Portugal continental. Eis as zonas mais afetadas!

Na madrugada e manhã desta sexta-feira, 26 de setembro, o agora ex-furacão Gabrielle produziu mais de 100 ocorrências e 8 desalojados nas ilhas centrais do arquipélago dos Açores (Faial, Pico, Graciosa, São Jorge e Terceira). Os restantes Grupos insulares registaram alguma agitação meteorológica do ponto de vista de temporal marítimo e vento, mas os efeitos foram pouco impactantes, comparativamente ao Grupo Central.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Neste momento, e tendo já completado a fase de extratropicalização, o ex-furacão Gabrielle dirige-se como uma depressão típica de inverno para a Península Ibérica. Espera-se que comece a condicionar o estado do tempo em Portugal continental e Galiza a partir do meio/fim da tarde e noite de amanhã - sábado, 27 de setembro, produzindo um temporal de chuva, vento e agitação marítima ao longo do último fim de semana de setembro.

Saiba as regiões do nosso país potencialmente mais afetadas nas próximas horas e dias, de acordo com o modelo Europeu (ECMWF).

Chuva, vento e períodos mais críticos da passagem da tempestade extratropical Gabrielle

Embora a tempestade extratropical comece a afetar as condições meteorológicas já a partir do meio/fim da tarde de amanhã - sábado, 27 de setembro - os mapas de referência da Meteored mostram que é a partir da madrugada de domingo, 28 de setembro, que se viverá a fase mais crítica, podendo prolongar-se até meio da tarde desse dia nas zonas mais expostas.

As rajadas de vento mais intensas poderão chegar aos 70 km/h em pontos da faixa costeira ocidental de Portugal continental.

Prevê-se que as rajadas máximas de vento nas zonas mais afetadas alcancem entre 50 a 70 km/h, salientando-se as Regiões Centro (distritos da Guarda e Leiria), Lisboa e Vale do Tejo (Lisboa, Setúbal e Santarém), algumas zonas do Alentejo (Évora e Beja, sobretudo) e praticamente todo o Algarve. No Norte, apenas algumas terras montanhosas do Alto Minho e junto a Vila Real poderão registar valores semelhantes de rajada máxima.

Quanto à chuva, prevê-se que o centro da depressão passe algures entre Leiria e Peniche, com as frentes associadas à depressão a distribuírem chuva de noroeste para sudeste de Portugal continental à medida que a depressão for atravessando o nosso país. Todo o país registará períodos de chuva fraca a moderada, sendo que nalguns locais será por vezes forte.

Algumas zonas do nosso país vão registar mais de 25 mm de precipitação acumulada ao longo das 48 horas do último fim de semana de setembro.

De momento os mapas apostam que os distritos que registarão acumulações superiores a 20 mm até ao final de domingo (28) serão: Braga, Porto, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Évora e algumas zonas de Lisboa e Santarém.

Prevê-se que nas regiões a norte do rio Tejo a precipitação seja mais significativa na primeira metade do dia de domingo (28), ao passo que nas regiões a sul do referido rio poderia ser mais impactante na segunda metade do dia 28 de setembro.

Temporal marítimo também à espreita para a faixa costeira ocidental do Continente

Neste momento, 5 distritos do Continente já estão sob aviso amarelo de agitação marítima entre as 03:00 e as 15:00 de domingo, 28 de setembro devido à passagem da tempestade extratropical Gabrielle que provocará ondulação significativa de oeste, com 4 a 5 metros, podendo nalguns locais atingir a altura máxima de 10/11 metros, tal como se vê no mapa abaixo.

Nalguns locais da faixa costeira ocidental, nomeadamente no distrito de Lisboa, a altura máxima de onda gerada pela passagem da tempestade extratropical Gabrielle poderá atingir os 11 metros.

Devido à atual previsão da trajetória do ex-furacão Gabrielle, o IPMA colocou estes 5 distritos sob aviso amarelo de agitação marítima: Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro. Não se exclui a possibilidade de mais avisos serem emitidos para outros distritos, não só no que concerne à agitação marítima, mas também no que diz respeito à precipitação e ao vento.