IPMA coloca todos os distritos de Portugal sob aviso amarelo e laranja: eis o impacto de Gabrielle nas próximas horas

Gabrielle está a chegar ao nosso território continental, depois de ter passado pelos Açores, e contará com chuva, vento e agitação marítima. Confira aqui a previsão!

Depois de passar pelo arquipélago dos Açores e ter perdido uma boa parte da sua força, Gabrielle está agora a chegar a Portugal continental. Dentro de poucas horas deverá começar a nutrir efeitos em vários pontos de Norte a Sul do país.

No vídeo

Conseguimos observar o centro de baixas pressões a aproximar-se e a percorrer boa parte da nossa geografia continental. Chuva, vento e agitação marítima serão os seus efeitos.

O IPMA já atualizou os avisos e todos os distritos se encontram ou sob aviso amarelo ou laranja. Beja, Faro, Leiria, Lisboa e Setúbal são os distritos que estão sob aviso laranja, devido à agitação marítima. Este aviso estará em vigor entre as 3h e as 12h de amanhã, dia 28. Para além deste aviso, os mesmos distritos e os restantes estão sob aviso amarelo devido ao vento e à precipitação. Todos os avisos amarelos entram em vigor às 18h de hoje.

Nas primeiras horas da tarde de hoje a chuva regressa ao país

Dentro de momentos, a chuva regressa a Portugal continental, afetando, inicialmente, a faixa litoral, como podemos observar no mapa abaixo, mas com o passar das horas, e apesar de algumas irregularidades na sua ocorrência, esta terá tendência a intensificar-se, especialmente ao início da madrugada de domingo.

É expectável que durante a madrugada de amanhã, domingo, a chuva e o vento se intensifiquem, ainda que esta intensificação se comece a denotar nas últimas horas do dia de hoje.

Segundo a mais recente atualização dos nossos mapas, baseados no modelo ECMWF, a intensidade da chuva ao longo das próximas horas deverá ser de fraca a moderada, no entanto, são esperados alguns períodos de chuva forte nas primeiras horas da madrugada de domingo. Os distritos do Porto, Aveiro e Viseu poderão ser os mais afetados pela chuva, assim como as cotas mais elevadas do distrito da Guarda.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

No entanto, e depois de uma madrugada chuvosa em boa parte do país, é expectável que a partir das primeiras horas da tarde de amanhã, domingo, a chuva se dissipe quase na totalidade, podendo haver ocorrência de alguma chuva fraca na região Centro, ainda que a mesma se possa dissipar totalmente ao final do dia.

A velocidade de rajada também vai aumentar

À semelhança da chuva, também o vento começará a ganhar velocidade, tanto ao nível de velocidade média como de rajada. Sendo assim, espera-se que também a partir das primeiras horas da tarde de hoje, o mesmo comece a fortalecer, para rajadas na ordem dos 50-60 km/h.

rajadas de vento
Adivinha-se uma madrugada de domingo agitada em relação ao vento, à chuva e ao mar.

Contudo, será nas últimas horas do dia e no arranque da próxima madrugada que as mesmas ganharão mais velocidade, podendo atingir até 75 km/h, como podemos observar no mapa acima. Ao que tudo indica e com base no que conseguimos interpretar neste momento, este período (madrugada de domingo) poderá ser o mais crítico desta passagem do ciclone Gabrielle pela nossa geografia continental.

Tal como deverá acontecer em relação à precipitação, também o vento deverá começar a acalmar-se à medida que este centro de baixas pressões se dirige para sul.

A altura máxima de onda poderá chegar aos 11 metros

Como já referimos, os avisos laranja atualmente em vigor, são devido à agitação marítima. Esta deverá começar a sentir-se nas últimas horas do dia de hoje, à medida que esta depressão se aproxima, devendo a altura máxima de onda chegar aos 8 metros, especialmente no litoral Oeste.

altura máxima de onda
Um dos efeitos mais pronunciados, que inclusive levou o IPMA a emitir aviso laranja, será a agitação marítima.

Todavia, e mais uma vez, com o passar das horas, as condições meteorológicas irão piorar e, consequentemente, o mar tornar-se-á mais agitado, devendo a altura máxima de onde chegar, ou até mesmo ultrapassar, os 11 metros. As zonas mais afetadas por esta agitação marítima coincidem com os avisos laranja para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro. Os restantes distritos do litoral estão sob aviso amarelo.

Mas em contraste com a chuva e com o vento, que deverão acalmar logo durante o dia de domingo, o mar poderá manter-se agitado até segunda-feira, ainda que com menos expressão. No entanto, aconselhamos cautela nas áreas costeiras, pois são esperadas ondas com altura máxima de 4 a 5 metros, especialmente durante a manhã.