Fim de semana tempestuoso antecede o regresso do tempo quente em Portugal: saiba em que regiões!

O fim de semana será de tempo instável, mas a previsão aponta para que nos últimos dias de setembro, as temperaturas voltem a subir. Confira a nossa previsão e prepare a sua semana da melhor forma!
O último fim de semana de setembro vai ficar marcado, do ponto de vista meteorológico, pela chegada a território continental, da depressão pós-tropical Gabrielle, depois da sua passagem destrutiva pelo arquipélago dos Açores. A partir do final do dia de hoje a nebulosidade vai aumentar e é esperado vento e chuva fortes, principalmente no Centro e Sul do país.
Esta situação levou o IPMA a ativar o aviso amarelo para todos os distritos litorais a Norte do Rio Tejo e Santarém, devido à possibilidade de ocorrência de precipitação forte e vento, com rajadas que podem chegar aos 80 km/h, bem como devido à forte agitação marítima, com as ondas a poderem chegar aos 5 metros.
Para amanhã, só os distritos de Bragança e Vila Real não estarão sob aviso amarelo, devido a estas condições, sendo que no litoral a Sul do Cabo Mondego o aviso para agitação marítima passa a laranja. Curiosamente, este momento de tempestade antecede o regresso da amenidade e das temperaturas mais próximas daquilo que é habitual no verão.
Início da semana: Sol e céu limpo
Em contraste com o que foi o fim de semana, a segunda (29) vai, segundo a nossa previsão, ser um dia de céu limpo e temperatura em subida. Apenas o Baixo Alentejo e o Algarve escampam a esta previsão, podendo ainda contar com a possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos, principalmente no período da manhã.

O vento vai soprar de Norte, fraco a moderado, sendo que é expectável que aumente de intensidade durante o dia. As temperaturas mínimas deverão registar uma ligeira descida em relação ao dia anterior, podendo variar entre os 9 ºC da Guarda e os 17 ºC de Faro. Já as máximas deverão subir, principalmente no Sul e no interior das regiões Norte e Centro, com uma oscilação prevista entre os 21 ºC da Guarda e os 29 ºC de Beja. A cidade de Lisboa deve chegar aos 26 ºC, sendo que o Porto não deve ultrapassar os 23 ºC.
O início da semana nos Açores deverá ser chuvoso, em especial nas ilhas dos Grupos Central e Oriental. Nestas últimas, os aguaceiros podem ser acompanhados de trovoadas. Para as ilhas do Grupo Ocidental espera-se céu pouco nublado, sem previsão de precipitação. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 18 ºC e os 20 ºC, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 22 ºC e os 24 ºC.

Na Madeira, a nossa previsão aponta para tempo mais ameno, com alguns aguaceiros a poderem acontecer na vertente Norte da ilha. Nas restantes geografias madeirenses espera-se céu pouco nublado ou limpo com as temperaturas mínimas a poderem variar entre os 17 ºC e os 21 ºC, sendo que as máximas poderão oscilar entre os 22 ºC e os 24 ºC.
Semana continua quente
A previsão para terça-feira (30) aponta para nova subida das temperaturas, em especial das máximas, desta vez com especial incidência nas áreas litorais das regiões Norte e Centro. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 9 ºC da Guarda e os 18 ºC de Faro. As máximas, por seu turno, deverão oscilar entre os 22 ºC da Guarda e de Viana do Castelo e os 30 ºC de Beja. A cidade do Porto deve chegar aos 25 ºC e Lisboa aos 27 ºC.

O céu vai continuar pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no Sul do país (Baixo Alentejo e Algarve). Algum locais no litoral Oeste poderão contar com o surgimento de alguma neblina ou nevoeiro matinal. O vento deverá soprar fraco a moderado do quadrante Este, virando para Norte durante a tarde.
Na Madeira, a terça-feira será de mais nebulosidade, em especial na área do Funchal e na ilha de Porto Santo. Estão previstos aguaceiros na vertente Norte da ilha, mas para a parte mais Ocidental da ilha é expectável que o céu se apresente, de forma geral, pouco nublado ou limpo. As temperaturas mínimas podem variar entre os 17 ºC e os 20 ºC, sendo que as máximas poderão oscilar entre os 21 ºC e os 24 ºC.

Já para os Açores, mantém-se a previsão de chuva, na forma de aguaceiros, mas com menor intensidade, tanto nas ilhas do Grupo Ocidental, como nas do Grupo Oriental. Para as ilhas do Grupo Central espera-se céu pouco nublado na Graciosa, maiores períodos de nebulosidade no Pico e no Faial e nebulosidade persistente na Terceira. As temperaturas mínimas deverão rondar os 19 ºC e os 20 ºC, sendo que as máximas deverão registar uma ligeira subida, devendo oscilar entre os 23 ºC e os 25 ºC.
A tendência de subida e manutenção de temperaturas máximas próximas dos 30 ºC, em especial do Sul do país, deverá manter-se durante a semana, mesmo após a entrada do mês de outubro.