Fim de semana tempestuoso antecede o regresso do tempo quente em Portugal: saiba em que regiões!

O fim de semana será de tempo instável, mas a previsão aponta para que nos últimos dias de setembro, as temperaturas voltem a subir. Confira a nossa previsão e prepare a sua semana da melhor forma!

O último fim de semana de setembro vai ficar marcado, do ponto de vista meteorológico, pela chegada a território continental, da depressão pós-tropical Gabrielle, depois da sua passagem destrutiva pelo arquipélago dos Açores. A partir do final do dia de hoje a nebulosidade vai aumentar e é esperado vento e chuva fortes, principalmente no Centro e Sul do país.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Esta situação levou o IPMA a ativar o aviso amarelo para todos os distritos litorais a Norte do Rio Tejo e Santarém, devido à possibilidade de ocorrência de precipitação forte e vento, com rajadas que podem chegar aos 80 km/h, bem como devido à forte agitação marítima, com as ondas a poderem chegar aos 5 metros.

Para amanhã, só os distritos de Bragança e Vila Real não estarão sob aviso amarelo, devido a estas condições, sendo que no litoral a Sul do Cabo Mondego o aviso para agitação marítima passa a laranja. Curiosamente, este momento de tempestade antecede o regresso da amenidade e das temperaturas mais próximas daquilo que é habitual no verão.

Início da semana: Sol e céu limpo

Em contraste com o que foi o fim de semana, a segunda (29) vai, segundo a nossa previsão, ser um dia de céu limpo e temperatura em subida. Apenas o Baixo Alentejo e o Algarve escampam a esta previsão, podendo ainda contar com a possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos, principalmente no período da manhã.

Precipitação acumulada
No final de domingo, os valores de precipitação acumulada serão maiores na região Centro, seja litoral ou interior. O Minho e Douro litoral também deverá registar valores consideráveis, entre os 50 mm e os 60 mm.

O vento vai soprar de Norte, fraco a moderado, sendo que é expectável que aumente de intensidade durante o dia. As temperaturas mínimas deverão registar uma ligeira descida em relação ao dia anterior, podendo variar entre os 9 ºC da Guarda e os 17 ºC de Faro. Já as máximas deverão subir, principalmente no Sul e no interior das regiões Norte e Centro, com uma oscilação prevista entre os 21 ºC da Guarda e os 29 ºC de Beja. A cidade de Lisboa deve chegar aos 26 ºC, sendo que o Porto não deve ultrapassar os 23 ºC.

O início da semana nos Açores deverá ser chuvoso, em especial nas ilhas dos Grupos Central e Oriental. Nestas últimas, os aguaceiros podem ser acompanhados de trovoadas. Para as ilhas do Grupo Ocidental espera-se céu pouco nublado, sem previsão de precipitação. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 18 ºC e os 20 ºC, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 22 ºC e os 24 ºC.

Humidade relativa
A madrugada de segunda-feira (29) será uma madrugada bastante húmida, principalmente no Sul de Portugal continental. Nestas regiões, a humidade relativa andará próxima dos 100%.

Na Madeira, a nossa previsão aponta para tempo mais ameno, com alguns aguaceiros a poderem acontecer na vertente Norte da ilha. Nas restantes geografias madeirenses espera-se céu pouco nublado ou limpo com as temperaturas mínimas a poderem variar entre os 17 ºC e os 21 ºC, sendo que as máximas poderão oscilar entre os 22 ºC e os 24 ºC.

Semana continua quente

A previsão para terça-feira (30) aponta para nova subida das temperaturas, em especial das máximas, desta vez com especial incidência nas áreas litorais das regiões Norte e Centro. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 9 ºC da Guarda e os 18 ºC de Faro. As máximas, por seu turno, deverão oscilar entre os 22 ºC da Guarda e de Viana do Castelo e os 30 ºC de Beja. A cidade do Porto deve chegar aos 25 ºC e Lisboa aos 27 ºC.

Previsão
Na tarde de segunda-feira (29) a depressão barométrica ex-Gabrielle estará a afetar o estado do tempo no Sul de Espanha, deixando bons quantitativos de precipitação, com o nosso território a ser afetado por um centro de altas pressões (anticiclone) que será responsável pela estabilidade.

O céu vai continuar pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no Sul do país (Baixo Alentejo e Algarve). Algum locais no litoral Oeste poderão contar com o surgimento de alguma neblina ou nevoeiro matinal. O vento deverá soprar fraco a moderado do quadrante Este, virando para Norte durante a tarde.

Na Madeira, a terça-feira será de mais nebulosidade, em especial na área do Funchal e na ilha de Porto Santo. Estão previstos aguaceiros na vertente Norte da ilha, mas para a parte mais Ocidental da ilha é expectável que o céu se apresente, de forma geral, pouco nublado ou limpo. As temperaturas mínimas podem variar entre os 17 ºC e os 20 ºC, sendo que as máximas poderão oscilar entre os 21 ºC e os 24 ºC.

Temperaturas
As temperaturas máximas estarão novamente próximas dos 30 ºC esta terça-feira (30), tanto no Sul do país como, por exemplo, no Douro Superior.

para os Açores, mantém-se a previsão de chuva, na forma de aguaceiros, mas com menor intensidade, tanto nas ilhas do Grupo Ocidental, como nas do Grupo Oriental. Para as ilhas do Grupo Central espera-se céu pouco nublado na Graciosa, maiores períodos de nebulosidade no Pico e no Faial e nebulosidade persistente na Terceira. As temperaturas mínimas deverão rondar os 19 ºC e os 20 ºC, sendo que as máximas deverão registar uma ligeira subida, devendo oscilar entre os 23 ºC e os 25 ºC.

A tendência de subida e manutenção de temperaturas máximas próximas dos 30 ºC, em especial do Sul do país, deverá manter-se durante a semana, mesmo após a entrada do mês de outubro.