Portugal continental vai aproveitar dias de Sol, céu limpo e tempo seco. Mas há um ponto do país que vai enfrentar chuva intensa. Descubra onde e quando a instabilidade vai fazer-se sentir.
Portugal continental vai aproveitar dias de Sol, céu limpo e tempo seco. Mas há um ponto do país que vai enfrentar chuva intensa. Descubra onde e quando a instabilidade vai fazer-se sentir.
Ainda que a Península Ibérica esteja sob influência de uma crista anticiclónica, Espanha poderá contar com episódios de chuva forte nos próximos dias. Chegarão a Portugal? Confira aqui a previsão!
Depois de um fim de semana de contrastes, com um sábado mais cinzento e fresco e um domingo quente e seco, espera-se uma semana de igual estabilidade atmosférica no continente, mas no arquipélago dos Açores poderá ser diferente.
As condições meteorológicas da próxima semana serão predominantemente marcadas pela estabilidade atmosférica, Sol e ausência de precipitação em Portugal. Porém, há uma região que registará chuva abundante. Saiba qual e quando.
Outubro avança com tempo mais próprio do verão do que do outono. Esta segunda-feira, 6 de outubro, será marcada por sol, calor e ar seco em todo o país. O anticiclone reforça-se, bloqueando a chegada de frentes e mantendo as temperaturas acima da média, situação que perdura nos dias seguintes.Mais informação: Amanhã o calor volta a intensificar em Portugal: nestas regiões preveem-se máximas iguais ou superiores a 30 ºC.
Após um sábado (4) mais fresco, nublado e com chuvisco fraco nalgumas regiões, Portugal continental registará uma subida das temperaturas no domingo, 5 de outubro. Saiba as regiões e localidades mais quentes!
Neste sábado, 4 de outubro de 2025, Portugal apresenta um forte contraste meteorológico: céu nublado, humidade elevada e chuva fraca no Norte e Centro, enquanto o Alentejo e o Algarve desfrutam de sol e temperaturas acima da média, com tempo quase de verão.
O primeiro fim de semana de outubro em Portugal Continental terá contrastes: sábado mais fresco e nublado e domingo marcado por sol e calor, com máximas acima dos 30 ºC em várias regiões. O início da semana seguinte prolongará este cenário, com temperaturas invulgarmente altas para a época.Mais informação: O jato polar vai confinar o frio às latitudes altas, Alfredo Graça: “outubro não vai começar como muitos esperam”.
Nestes próximos dias a corrente de jato polar vai fortalecer-se no Atlântico Norte, onde circularão depressões bastante cavadas nas latitudes altas. Analisamos porque é que isto impedirá a chegada de ar polar ou ártico a Portugal no curto e médio prazo.
O mês de outubro arranca com temperaturas elevadas e tempo estável resultante de uma ação prolongada das altas pressões sobre a Península Ibérica, sendo expectáveis algumas mudanças ao longo do fim de semana.Mais informação: Na segunda-feira, 6 de outubro, uma grande crista subtropical entrará na Europa, impactando o tempo em Portugal
Ainda que o fim de semana possa contar com alguma nebulosidade em boa parte da nossa geografia continental e com uma diminuição generalizada das temperaturas, esta tendência depressa cessará. Confira aqui a previsão!
Nos próximos dias em Portugal espera-se o estabelecimento de uma situação de NAO+: analisamos o que é e os efeitos que terá no nosso país.Mais informação: Esta sexta-feira haverá ciclogénese explosiva nas Ilhas Britânicas: consulte as consequências da depressão em Portugal