 
  Será que o relatório sem dados de satélites falhou muito do registado atualmente, em relação à subida do nível médio global do mar? Saiba mais aqui!
 
  Será que o relatório sem dados de satélites falhou muito do registado atualmente, em relação à subida do nível médio global do mar? Saiba mais aqui!
 
  Um novo estudo revela que algumas das primeiras criaturas em terra eram insectos ancestrais, com a Mollisonia symmetrica a ajudar a compreender melhor o cérebro e o sistema nervoso dos aracnídeos.
 
  Investigadores descobriram que as árvores tropicais são aliadas importantes contra as alterações climáticas. Além de capturar carbono, elas arrefecem a atmosfera e reduzem o risco de incêndios.
 
  Há registos impressionantes no Havai ou no Canadá, mas é preciso uma longa viagem no tempo para descobrir o recorde de dias consecutivos de precipitação, que faz parecer o dilúvio bíblico, uma gota numa piscina
 
  O Algarve enfrenta um desafio ambiental: algas invasoras cobrem os areais, afastam turistas, dificultam a pesca e colocam em risco a principal fonte de riqueza da região. Saiba mais aqui!
 
  As ondas de calor não representam apenas um risco direto pelas temperaturas elevadas, mas também agravam de forma significativa a poluição atmosférica e os seus impactos na saúde pública. Saiba mais aqui!
 
  Os investigadores utilizaram um batido rico em calorias para testar a reação do cérebro a alimentos gordos, revelando os efeitos negativos imediatos do seu consumo.
 
  O investigador americano descobriu que, mudanças à escala de uma borboleta, no ponto inicial dos modelos climáticos, resultavam em tempestades violentas. A teoria revolucionou as ciências, como a biologia, a economia ou a física.
 
  Será que a saúde mental e o calor têm uma correlação? Saiba mais aqui!
 
  Todos nós os conhecemos: pessoas que bebem muito café e fumam alguns cigarros, mas parecem comer ainda menos. Os cigarros e o café são, na verdade, produtos de consumo que podem reduzir o nosso apetite e afetar significativamente o nosso metabolismo.
 
  Para uma alimentação equilibrada, todos conhecemos a fórmula: legumes, hidratos de carbono e, claro, proteínas. Mas embora estas últimas sejam essenciais para o nosso organismo, os investigadores concordam que não devem ser consumidas em excesso.
 
  Projeto MicroMundo@Oeiras envolveu academia e escolas secundárias num desafio emergente para a saúde pública e acabou por ser publicado na prestigiada revista FEMS Microbiology Letters.