Temporal de granizo volta a atingir fortemente o interior Norte de Portugal: veja as imagens!

O tempo severo continua a afetar Portugal! Desta feita, uma forte chuva de granizo provocou estragos em culturas agrícolas e vitícolas do interior Norte do país. Eis as imagens de mais uma tarde de temporal em maio!

As previsões meteorológicas por nós adiantadas nos últimos dias têm vindo a confirmar-se! E, na tarde deste domingo, 28 de maio, o interior Norte de Portugal continental voltou a ser fortemente fustigado pelas condições meteorológicas adversas.

Infelizmente, o granizo provocou estragos de grandes dimensões nalgumas partes da nossa geografia, ao destruir completamente culturas agrícolas e vinhas (como se vê no primeiro vídeo abaixo, gravado desde Castedo do Douro, Alijó, Vila Real). Segundo o autor do mesmo, houve uma impressionante acumulação de 40 cm de gelo gerada pela poderosa queda de granizo.

Nos restantes vídeos, gravados em Carrazeda de Ansiães (Bragança) e Favaios (Vila Real) observa-se a queda vertiginosa e intensa de pedras de granizo de pequenas e médias dimensões, fortes rajadas de vento, bem como estradas, campos, carros e outras infraestruturas a serem completamente atingidas pelo temporal, não sendo de descartar que também nestes locais tenham ocorrido danos materiais avultados.

Boa parte do país, sobretudo a norte do rio Mondego, estava sob aviso amarelo devido ao risco moderado de precipitação e trovoada, mas, entretanto, devido ao agravamento do estado do tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou para Aviso Laranja em cerca de seis distritos (Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda).

O Aviso Laranja por elevada probabilidade de aguaceiros localmente fortes, por vezes sob a forma de granizo, acompanhados de intensas rajadas de vento e com condições favoráveis à ocorrência de trovoada esteve em vigor entre as 13:00 (início da tarde de hoje) e as 19:00 deste domingo, 28 de maio.

Entretanto, a fase mais crítica deste episódio do tempo severo passou, mas o Aviso Amarelo manteve-se até às 21:00 em cinco distritos do interior Norte e Centro - correspondentes ao Alto Tâmega e Douro, Nordeste Transmontano, Beira Alta, Beira Baixa e Viseu Dão-Lafões.

Para os próximos dias, o estado do tempo poderá estabilizar ligeiramente, mas o risco de aguaceiros, trovoadas e até mesmo granizo não está totalmente descartado (apesar da previsível diminuição da sua intensidade e frequência).