Novo software de deteção de nevoeiro ajuda a manter a segurança no voo

Este novo software utiliza dados quase em tempo real de satélites meteorológicos para monitorizar as condições 24 horas por dia e emitir potenciais avisos de nevoeiro. Saiba mais aqui!

avião no nevoeiro
Este software é o resultado de mais de 10 anos de colaboração entre o CIMSS e a NOAA.

Nevoeiro e nuvens de baixa altitude (estratos) sobre aeroportos podem criar condições de viagem perigosas que resultam em atrasos dispendiosos e planos de viagem perturbados.

Os escritórios do Serviço Meteorológico Nacional (NWS) dos EUA monitorizam e emitem avisos quando as condições são favoráveis à formação de nevoeiro e nuvens de baixa altitude. Estes avisos são utilizados pelas companhias aéreas para antecipar as condições, evitar atrasos e reencaminhar os voos, se necessário.

Agora, o NWS utiliza um novo software de deteção de nevoeiro desenvolvido por cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison Cooperative Institute for Meteorological Satellite Studies (CIMSS) e NOAA para ajudar com esses avisos.

O software utiliza técnicas de aprendizagem automática com dados quase em tempo real de satélites meteorológicos como o GOES-East e -West do NOAA, para monitorizar as condições 24 horas por dia, 7 dias por semana, e emitir potenciais avisos de nevoeiro.

A formação de nevoeiro e a sua deteção

O nevoeiro ocorre quando uma nuvem se forma perto do solo, reduzindo a visibilidade para menos de 1 km. Embora possa ser fácil identificar o nevoeiro durante o trajeto da manhã ou olhando pela janela, determinar o tamanho da mancha de nevoeiro sobre uma grande área continua a ser um desafio, especialmente para observações por satélite.

Os sistemas de deteção de nevoeiro anteriores utilizariam comparações entre os dados de satélite nas frequências visíveis e infravermelhas, mas limitavam-se, em grande parte, a condições em que não existiam outras nuvens acima do nevoeiro.

Além disso, as técnicas anteriores eram limitadas à utilização noturna devido a interferências associadas à luz solar. E ao contrário das trovoadas que contêm maiores gotas de chuva e cristais de gelo, o nevoeiro é composto por gotículas muito mais pequenas que não aparecem no radar.

"Para melhorar o sistema, incorporámos outros dados atmosféricos utilizados nos algoritmos de Previsão Numérica do Tempo", afirmou o cientista do CIMSS Corey Calvert. "Isto ajuda a identificar o tipo de nevoeiro sobre uma área, avaliando cada pixel de uma imagem e gerando uma probabilidade da presença de nevoeiro e da sua intensidade".

A ajuda às companhias aéreas

Para além de identificar a presença de nevoeiro, o produto está a ajudar as companhias aéreas a evitar atrasos que se traduzem em milhões de dólares por ano.

De acordo com uma análise da Administração Federal de Aviação, o estado de tempo foi responsável por quase 70% dos atrasos dos voos entre 2008 e 2013, o que se traduz em custos reais. Cada hora de atraso custa às companhias aéreas entre mil e 4 mil dólares por voo.

Este novo software é de extrema relevância, visto que não só ajuda a planear melhor as viagens, como também pode servir como mecanismo de segurança, tendo em conta que deteta o nevoeiro que não é percetível noutros softwares.

O produto GOES-R Fog foi concebido com base nas necessidades da indústria aeronáutica, que tem requisitos diferentes dependendo da aeronave. Os aviões pequenos, por exemplo, dependem de um conjunto diferente de regras quando se trata de meteorologia, porque lhes falta a instrumentação avançada dos aviões de maior porte.

Este produto identifica condições perigosas para ambos os tipos de aviões e pode ser utilizado para emitir avisos em todo o país, evitando atrasos dispendiosos e tornando as viagens aéreas mais seguras.