Tempestade tropical Sebastien vai atingir os Açores amanhã

A tempestade tropical Sebastien está em movimento no Atlântico, dirigindo-se agora mesmo para o Arquipélago dos Açores. Os principais efeitos decorrentes da chuva, do vento e da forte ondulação são esperados para segunda-feira, dia 25. Confira connosco todos as informações!

Possíveis efeitos do Sebastien no Arquipélago dos Açores.

As ilhas do arquipélago dos Açores vão sentir o efeito de uma nova tempestade tropical, desta vez nomeada de Sebastien. Esta tempestade que se desenvolveu no Atlântico, está neste momento a cerca de 1000 quilómetros a oeste-sudoeste da ilha das Flores, no Grupo Ocidental do Arquipélago, deslocando-se para nordeste a uma velocidade aproximada de 53 km/h.

Espera-se que os efeitos do Sebastien se façam sentir durante a próxima madrugada, em particular nas ilhas do Corvo e das Flores. Os efeitos referidos serão precipitação forte, vento intenso, com rajadas que podem chegar aos 100 km/h e ainda ondulação significativa, com 6 a 7 metros de altura.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), através do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores já emitiu uma série de avisos à população, em especial a dos Grupos Ocidental e Central. Apesar das previsões apontarem para um maior impacto no Grupo Ocidental, o Grupo Central também está em alerta, pois a trajetória do Sebastien continua a não ser consensual nos meios de previsão.

Medidas a tomar pela população

A população do arquipélago, em particular a do Corvo e das Flores, deve tomar especial atenção a este evento meteorológico. As medidas de autoproteção são essenciais à sobrevivência nestas situações.

A previsão de chuva intensa conjugada com ondulação forte pode vir a causar inundações nas áreas costeiras, que podem ameaçar seriamente vidas humanas. Devem evitar-se atividades de todo o tipo, junto à orla costeira. A precipitação intensa por si só, pode provocar inundações em áreas de maior vulnerabilidade. A população deverá assegurar a limpeza dos sistemas de drenagem de águas pluviais junto às suas residências.

A intensidade do vento, que pode superar os 100 km/h (com rajadas de valores superiores) deve ser um foco de preocupação para a população. Esta intensidade pode gerar instabilidade em certas estruturas, recomendando-se a sua rápida consolidação. Objetos soltos em jardins, bem como caixotes do lixo ou outros materiais que possam ser projetados pelos ventos fortes, são potenciais causadores de prejuízos materiais e de acidentes pessoais graves.

Não é só a população dos Açores que deve tomar medidas de autoproteção, já que as autoridades prevêem que durante os dias de terça-feira e quarta-feira, os efeitos remanescentes do Sebastien se façam sentir nas áreas noroeste da Península Ibérica bem como nas ilhas Britânicas.