Medidas drásticas contra a poluição atmosférica numa cidade da Índia: estaria disposto a adotá-las?

Num esforço para reduzir a poluição atmosférica, as autoridades de Nova Deli, na Índia, implementaram medidas drásticas que afetam a vida quotidiana dos residentes. Estaria disposto a mudar os seus hábitos também?

New Delhi ville Inde pollution air brouillard routes
As medidas tomadas pelas autoridades de Nova Deli foram muito criticadas, uma vez que afetam sobretudo os indivíduos (foto ilustrativa).

Há vários dias que um espesso smog cobre as ruas de Nova Deli: este nevoeiro poluente, extremamente perigoso para a saúde, levou as autoridades da capital indiana a aplicar medidas drásticas desde 17 de dezembro. O objetivo? Reduzir a poluição atmosférica: estaria disposto a alterar as suas práticas com base no mesmo princípio?

Veículos proibidos de circular

Na capital da Índia, a visibilidade foi severamente reduzida durante vários dias deste mês de dezembro devido à poluição atmosférica, ao ponto de o tráfego ter sido perturbado. Foram registados numerosos acidentes graves nas estradas, relacionados com o denso nevoeiro poluente ("smog"). Foi em resposta a esta situação crítica que as autoridades locais decidiram agir.

O sistema de emergência foi assim ativado ao mais alto nível em Nova Deli: a primeira consequência é a proibição de circulação de veículos que não cumpram as normas ambientais mais recentes. Mais de um milhão de veículos antigos deixaram de poder circular e foram excluídos do tráfego.

Outra medida sem precedentes para tentar reduzir a poluição atmosférica tem um impacto ainda maior na vida quotidiana dos habitantes, desta vez nas estações de serviço: para abastecer, os condutores têm agora de apresentar um certificado antipoluição válido.

As estações de serviço tornaram-se, assim, pontos de controlo, com os gerentes a imporem as regras das autoridades pedindo aos clientes os seus certificados antipoluição: sem a validação, o reabastecimento é impossível. Este documento é teoricamente obrigatório na Índia, mas até agora, muitos condutores conseguiam evitar os controlos.

Os indivíduos ou particulares são os primeiros afetados

Normalmente, os condutores cumprem e renovam os seus certificados antipoluição sem reclamar para poderem reabastecer, o que atualmente demora cerca de dez dias. Em apenas 15 minutos, os níveis de poluição dos veículos são controlados e pode sair em conformidade com a lei.

No entanto, Nova Deli reforçou ainda mais as medidas em resposta à poluição alarmante: os estaleiros de construção estão agora suspensos e os restaurantes já não podem utilizar carvão ou lenha nos seus fornos tradicionais. Estas medidas foram muito criticadas porque afectam diretamente os indivíduos e o seu modo de vida.

A responsabilidade é assim atribuída aos indivíduos, enquanto não é aplicada uma política ambiental global que aborde a poluição e as suas causas estruturais. Esta resposta é em grande parte simbólica e não reduz efetivamente a poluição atmosférica, que causou 3,8 milhões de mortes na Índia em 10 anos e 200 000 doenças respiratórias em 3 anos.

No Reino Unido, as autoridades de saúde pública estimam que a poluição atmosférica é responsável por 40 000 mortes prematuras por ano e reduz a esperança de vida numa média de 8 meses. Para fazer face a esta situação, estaria disposto a aplicar as mesmas medidas que em Nova Deli? Ou prefere uma regulamentação mais rigorosa das indústrias poluentes para respirar ar puro?

Referência da notícia

France Info. En Inde, la ville de Delhi se décide à prendre des mesures strictes face à la pollution de l'air record.