Acorda antes do despertador? A ciência explica como o seu corpo sabe a hora de levantar

Rotinas regulares de sono e vigília, refeições e exercícios físicos programam o nosso relógio biológico para começar a prever quando esses comportamentos ocorrerão a cada dia e a libertar as hormonas relacionados de acordo.

Ter horários regulares para dormir e acordar ajuda a regular o relógio biológico do corpo.

Já programou o alarme para as 6h da manhã, mas acordou apenas alguns minutos antes de ele tocar? Isto pode ser devido ao seu relógio biológico, mas primeiro, vamos falar sobre a importância do sono reparador — o sono que ajuda, por assim dizer, a redefinir o nosso sistema para que ele funcione corretamente no dia seguinte.

Muitos fatores influenciam a qualidade do nosso sono noturno, e os problemas de sono afetam grande parte da população por diversos motivos, desde stress no trabalho e problemas de relacionamento até má higiene do sono, entre muitos outros.

No seu site, a Clínica Mayo oferece algumas recomendações, especialmente para modificar e controlar os fatores que interferem no seu sono — aqueles que você pode realmente mudar. Por exemplo, estabeleça e mantenha um horário regular para dormir. A quantidade recomendada de sono para um adulto saudável é de pelo menos sete horas.

Deite-se e acorde sempre no mesmo horário, inclusive aos fins de semana. A regularidade fortalece o ciclo sono-vigília do seu corpo. Se não conseguir dormir em 20 minutos após se deitar, saia do quarto e faça algo relaxante. Leia ou ouça música calma. Volte para a cama quando sentir sono.

Dormir mal pode causar sonolência e prejudicar o desempenho no trabalho.

Repita este procedimento quantas vezes forem necessárias, mas continue a manter a sua rotina regular de sono e vigília. Outra recomendação é prestar atenção ao que come e bebe. Não vá para a cama com fome ou com a barriga muito cheia. Em particular, evite refeições pesadas ou volumosas algumas horas antes de dormir. O desconforto pode mantê-lo acordado.

Além disso, fique atento à nicotina, à cafeína e ao álcool. Os efeitos estimulantes da nicotina e da cafeína levam horas para passar e podem interferir no sono. Além disso, embora o álcool possa causar sonolência inicialmente, ele pode perturbar o sono mais tarde durante a noite.

Recomendações

Realizar atividades relaxantes antes de dormir, como tomar um banho ou usar técnicas de relaxamento, pode promover um sono melhor. Também é importante ter algum tipo de rotina diária de exercícios. No entanto, evite atividades físicas muito perto da hora de dormir.

Criar um ambiente tranquilo é importante; recomenda-se manter o quarto fresco, escuro e silencioso. Evite usar o telemóvel ou outros dispositivos eletrónicos no quarto.

Evite o uso prolongado de ecrãs que emitem luz antes de dormir. Experimente usar cortinas blackout, protetores auriculares, um ventilador ou outros dispositivos para criar um ambiente adequado às suas necessidades.

Já se perguntou porque é que algumas pessoas são matinais e preferem acordar cedo e ir dormir cedo, enquanto outras são noturnas e têm dificuldade para acordar cedo? Isto deve-se às diferenças nos seus ritmos circadianos.

Se costuma acordar alguns minutos antes do despertador e se sentir alerta e descansado, é um sinal de que o seu ritmo circadiano está perfeitamente sincronizado. O seu relógio biológico aprendeu a antecipar a sua rotina e a ajudá-lo a fazer a transição suave do sono para a vigília.

No entanto, se acordar antes do alarme tocar, mas se sentir grogue ou inquieto, isso pode ser um sinal de má qualidade do sono, e não de um padrão de sono bem sincronizado.

Ter um horário regular de sono e vigília ajuda a treinar o relógio biológico do seu corpo, facilitando o adormecer e o despertar revigorado. Um horário regular de sono e vigília ajuda o corpo a regular o tempo e a prever quando é hora de acordar.

Por outro lado, um horário de sono irregular pode confundir estes ritmos corporais internos, levando à sonolência e dificuldade de concentração e desempenho em tarefas mentais.