Incêndio caótico em Tarragona devido à onda de calor

A província de Tarragona vive o primeiro grande incêndio do ano 2019. As chamas consumiram cerca de 6000 hectares e já foram evacuadas 53 pessoas. Os bombeiros lutam contra as chamas em plena onda de calor.

O incêndio florestal que lavra desde ontem à tarde em vários limites municipais da comarca de Ribera d’Ebre, na província de Tarragona está completamente descontrolado e já consumiu mais de 6.000 hectares em 24 horas, segundo informam os Bomberos de la Generalitat. As primeiras investigações do corpo de Agents Rurals situam o início das chamas numa quinta na Torre de l’Espanyol, devido à fermentação de uns lixos mal armazenados. A partir daí, o fogo, estimulado pelas condições de humidade reduzida na vegetação da área, expandiu-se pelo terreno florestal, obrigando ao corte de até 5 estradas que ainda agora continuam encerradas para o trânsito.

As autoridades estão a fazer um apelo para que se evitem deslocações necessárias pela área, e além disso pedem responsabilidade perante a iminente operação do início das férias de julho. De momento, o incêndio já obrigou a evacuar 53 pessoas, todas elas de casas rurais e quintas isoladas. As autoridades dizem que esta é a pior situação de risco dos últimos 20 anos. A Proteção Civil ordenou a permanência em casa para todos os residentes da Bovera e à população de risco - idosos, grávidas, crianças e pessoas com problemas respiratórios em Maials.

A onda de calor é a causa do primeiro grande incêndio do ano. A AEMET lançou aviso laranja para esta área, perante possíveis temperaturas máximas próximas aos 40 ºC, e vermelho noutros pontos do interior catalão por possíveis registos de 42 ºC. O risco de incêndio continua bastante elevado.