Frio intenso em Portugal: IPMA emite aviso amarelo devido ao tempo frio para 11 distritos

O IPMA emitiu aviso amarelo para 11 distritos do Norte e Centro de Portugal, devido ao frio intenso que se adivinha. Saiba se o seu distrito está nesta lista.
Como temos vindo a avançar, o Natal em Portugal espera-se seco, soalheiro e frio. No entanto, é esperado que o frio mais intenso chegue na sexta-feira, dia 26, com a chegada de uma massa de ar frio siberiana.
Com esta chegada iminente, o IPMA já emitiu aviso amarelo de tempo frio para 11 distritos: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre. Este aviso estará em vigor entre a meia-noite do dia 26 e as 6h do dia 27, sábado.
Natal antecede episódio de frio intenso
Esta véspera de Natal, 24 de dezembro, contará com um dia de céu geralmente limpo, podendo contar com alguma nebulosidade, especialmente durante a tarde, mas com tendência a perder a intensidade até ao final do dia. As temperaturas máximas esperadas para hoje poderão oscilar entre os 8 ºC na Guarda e os 15 ºC em Lisboa e Aveiro.

A madrugada de Natal, dia 25, poderá já ser mais fria que a anterior, sendo esperados valores até -6 ºC na Serra da Estrela. No Nordeste Transmontano, podem registar-se até -4 ºC, especialmente na região que faz fronteira com Espanha, a norte. No Alvão, os termómetros poderão registar até -3 ºC. As máximas esperadas poderão variar entre os 4 ºC na Guarda e os 15 ºC em Faro.
Este dia, à semelhança do dia de hoje, espera-se seco e soalheiro, podendo contar com algumas nuvens. No entanto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de neve no norte do distrito de Bragança durante a tarde, ainda que possa ser bastante localizada.
Madrugadas de sexta-feira (26) e sábado (27) esperam-se muito frias
A madrugada de sexta-feira, poderá contar com o regresso da chuva ao noroeste do país. Tendo em conta as temperaturas baixas, esta poderá resultar na queda de neve nos distritos de Viana do Castelo e Braga, até às primeiras horas da manhã.

A mais recente atualização dos nossos mapas apontam para temperaturas mínimas locais até -7 ºC na Serra da Estrela, -5 ºC nas regiões montanhosas do Norte e Nordeste Transmontano, -2 ºC no interior do distrito de Braga e até -1º C no interior do distrito do Porto. O distrito de Portalegre poderá contar com valores até -2 ºC e alguns locais do distrito de Évora poderão registar até -1 ºC. Em relação às temperaturas máximas, estas poderão oscilar entre os 4 ºC na Guarda e os 14 ºC em Lisboa.
Já a madrugada de sábado, dia 27, poderá registar temperaturas mínimas de até -5 ºC no Norte do país, devendo esta ser a mais fria deste dia. O interior do distrito da Guarda poderá registar até -4 ºC. As temperaturas mais baixas deverão registar-se, portanto, nestas duas regiões. Quanto aos valores de temperatura máxima, esperam-se entre 6 ºC na Guarda e os 15 ºC em Lisboa.
Depois deste dia, e ainda que as madrugadas possam continuar a registar valores abaixo de 0 ºC em locais mais habituais, as temperaturas deverão aumentar ligeiramente, especialmente as mínimas.