Tempo esta semana: chuva continua e temperaturas sobem

O tempo em Portugal continental nos próximos dias será marcado pela presença de chuva fraca, sobretudo nas regiões Norte e Centro, e pelo regresso progressivo do calor. Contamos-lhe aqui.

Alfredo Graça Alfredo Graça 24 Jun. 2019 - 18:45 UTC
Apesar da chuva fraca, ainda vai necessitar do guarda-chuva.

Depois de um fim de semana razoavelmente chuvoso, em especial na região Norte e no litoral Centro, o modelo de previsão ECMWF aponta para a continuidade de um padrão atmosférico de tempo instável caracterizado pela presença de chuva fraca, de carácter irregular até quarta-feira (26), incidindo sobre a região Norte e a região Centro. No Sul continua sem haver desenvolvimento de precipitação significativo.

Analisando as atuais cartas sinóticas, é percetível o posicionamento de uma depressão a noroeste de Portugal continental que irá descarregar chuvas débeis até meados da semana. Antecipa-se um cenário pautado por uma densa nebulosidade e precipitação fraca nos territórios enquadrados pelas regiões Norte e Centro.

Nestes próximos dias o padrão de estado de tempo, deveras incomum nesta altura do ano, caracterizar-se-á por um centro de baixa pressão a oeste da Península Ibérica que estimulará a deslocação de massas de ar secas e incrivelmente quentes oriundas do norte de África, rumo à Europa Central, Espanha e Reino Unido, atingindo particularmente a França. Esta onda de calor severa atingirá temperaturas na ordem dos 35 ºC a 45 ºC, com sensação térmica de 50 ºC nalgumas cidades europeias. No nosso país o tempo será condicionado pela presença de ar marítimo mais húmido e fresco, proporcionando dias amenos, pouco ventosos e de temperaturas com valores normalizados.

Chuva até quarta-feira e muito calor no interior

Para amanhã teremos céu muito nublado, com probabilidade elevada de desenvolvimento de precipitação fraca no Norte e Centro. A nebulosidade tenderá a diminuir ao longo do dia, podendo ficar céu limpo na região Sul. Viana do Castelo, Bragança e Leiria serão os distritos mais atingidos pela chuva fraca.

Na jornada de quarta-feira, o céu pintará em tons de cinzento-escuro com espessa nebulosidade, acompanhado de períodos de chuva de carácter fraco no Norte e Centro. Na região Sul, somente as áreas do litoral do distrito de Setúbal deverão registar ocorrências de precipitação. O vento soprará tendencialmente de Noroeste/Oeste, com fraca intensidade. Esta semana será de tempo pouco ventoso e com a subida gradual das temperaturas, dia após dia.

Para quinta-feira projeta-se um cenário de dissipação da maioria das nuvens em Portugal continental, embora céu ainda algo nublado no litoral Norte. A chuva já se terá afastado do nosso território por esta altura e o termómetro registará nova subida das temperaturas neste dia. Prevê-se temperatura máxima de 21 ºC no Porto e 32 ºC em Bragança, 24 ºC em Lisboa e 31 ºC em Castelo Branco, 30 ºC em Évora e 26 ºC em Faro.

Na sexta-feira poderá haver desenvolvimento de células de trovoada e de chuva no interior transmontano. Algo ainda difícil de antecipar, mas sem dúvida uma situação para acompanhar. O termómetro registará nova subida neste dia e o céu deverá estar limpo na maioria do país, exceto em alguns dos distritos da região Norte e Leiria na região Centro.

Publicidade