Encontros mundiais sobre o Oceano, com palco em Portugal

Durante os meses de setembro e outubro, Portugal vai receber quatro dos maiores eventos internacionais sobre o Oceano. A ministra do Mar, anunciou os encontros que vão juntar cientistas, investidores e investigadores.

O anúncio foi feito pela ministra do Mar: Ana Paula Vitorino

Portugal vai ser palco de quatro eventos internacionais sobre os Oceanos, durante os meses de setembro e outubro. O anúncio foi feito pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que acredita que desta forma será dado um novo impulso, protagonizado por Portugal, a temas como a Economia do Oceano e preservação dos mares.

Em conferência de imprensa, a governante anunciou que Portugal vai receber mais uma vez e tal como aconteceu o ano passado o “Oceans Meeting 2018” um fórum internacional de discussão e debate, promovido pelo ministério do Mar, que vai decorrer entre os dias 20 e 21 de setembro e que contará com a presença de delegações de 18 países e 30 oradores e será dedicado ao tema “A saúde dos Oceanos e a saúde humana”. Outro dos eventos e que antecede o “Oceans Meeting” é o “Portugal Shipping Week 2018” focado nas questões dos transportes marítimos está marcado para os dias 17 e 21 de setembro.

Em simultâneo, decorrerá o “Seatrade Cruise Med 2018” um dos maiores eventos mundiais dedicado ao setor dos cruzeiros, transporte marítimo ecológico, cuja organização caberá este ano ao Porto de Lisboa. Em paralelo, Lisboa acolhe ainda nestas semanas dedicadas ao mar, o “BioMarine Business Convention 2018”, certame internacional que decorre pela primeira vez em Portugal, totalmente dedicado à economia do mar -novas descobertas e negócios- com o foco na sustentabilidade do mar.

Portugal centro da nova economia do mar e da defesa do Oceano

A ministra do Mar, diz que é preciso “passar da conversa à ação” e promete uma postura ambiciosa durante os quatro encontros internacionais que vão realizar-se no outono deste ano. Ana Paula Vitorino defendeu ainda que é preciso colocar um travão na poluição das águas e assumir responsabilidades.


Segundo Ana Paula Vitorino, Portugal está no caminho certo para ser “o centro”da economia do mar e da defesa dos Oceanos.

Segundo a ministra do Mar,quem tem responsabilidade política tem de assumir compromissos. E os compromissos têm de ir cada vez mais longe e no sentido da sua concretização”. Ana Paula Vitorino sublinhou que a poluição e o lixo oceânico são um problema “de todos” e defende que só poderá haver melhorias com uma solução global. A governante afirmou ainda que Portugal está no caminho certo para ser “o centro”da economia do mar e da defesa dos Oceanos.

Portugal, disse a ministra do Mar, está seguramente no caminho certo. A ministra explicou que apesar de já se sentir uma mudança de mentalidades, ainda falta muito para se atingir um cenário ideal, já que mudar a economia e a indústria “é caro e demora”. Os eventos estão marcados para os meses de setembro e outubro.