Elvas dava um filme … ou vários! Esta cidade quer ser um destino cinematográfico internacional
A autarquia criou o primeiro gabinete do Alentejo para promover o concelho como o cenário de sonho em qualquer género cinematográfico: do romance ao drama, da ficção científica ao documentário.

Planícies de perder de vista, vinhedos, olivais, igrejas, conventos, ruas estreitas, parapeitos floridos e largos ensolarados. Onde quer que se esteja e qualquer que seja o ângulo, Elvas parece um cenário decalcado de um filme.
O centro histórico, com o monumental Aqueduto da Amoreira, o Castelo, os Fortes de Santa Luzia e da Graça valeram-lhe já o título de Património Mundial da Humanidade, atribuído pela UNESCO em 2012.
Elvas está entre os melhores destinos turísticos do país para quem aprecia História, gastronomia local, tranquilidade e paisagens naturais. Mas o município quer também vir a ser conhecido nos bastidores da indústria cinematográfica.
O primeiro gabinete de apoio ao cinema do Alentejo
Esse é o intuito do Elvas Film Office, o gabinete que a câmara municipal criou agora para promover o concelho como um cenário perfeito para todos os géneros cinéfilos: do romance ao drama, da ficção científica ao documentário.
A oferta é a primeira do género no Alentejo e pretende facilitar e apoiar as produções nacionais e internacionais que escolhem a cidade como pano de fundo para rodar filmagens destinadas ao cinema, televisão, fotografia ou publicidade.

Escolher um local de filmagens pode ser uma tarefa trabalhosa e burocrática. É preciso avaliar múltiplos fatores. Espaços a serem alugados, condições climáticas e de luminosidade, facilidade de acessos para equipa e elenco, alojamento, orçamentos, autorizações e um sem-número de decisões tomadas em tempo útil para os prazos não derraparem.
Conservação do património e os interesses da comunidade
O Elvas Film Office é a estrutura acabada de inaugurar que irá apoiar a indústria em todo esse processo. Satisfazer as necessidades das equipas de filmagem é um ponto importante, mas o gabinete também tem como missão assegurar que os interesses dos profissionais do setor não entram em conflito com a conservação do património local e o quotidiano da comunidade.
O compromisso passa desde logo por acompanhar as equipas do início até à conclusão dos projetos, prestando apoio no processo de licenciamento, facilitando contactos com técnicos e talentos locais, sugerindo locais de filmagem e promovendo iniciativas que envolvam a comunidade.
Entre os serviços oferecidos estão também incluídos o apoio em alojamento, refeições, transportes e fornecedores locais, bem como a articulação com forças de segurança e entidades públicas.

O Film Office oferece isenção de taxas, parcerias locais, apoio institucional e logístico, além de processos administrativos simplificados. A autarquia sublinha que os profissionais do setor podem contar com recursos humanos experientes e ainda uma localização de fácil acesso internacional, a menos de 30 km de Espanha.
O primeiro filme agendado para 2026
O gabinete já está a funcionar em pleno, contando com a associação Coletivo Artístico 7350 como parceira, que irá fornecer boa parte dos serviços e mão de obra local. A primeira encomenda, aliás, acabou de chegar. A “Colina dos Sacrifícios” é a longa-metragem nacional, de Luís Filipe Rocha, que começará a ser rodada na cidade em meados de 2026.
Elvas está, por isso, bem lançada na indústria cinematográfica com o Film Office empenhado em incluir a cidade no roteiro internacional de turismo cinematográfico, ao lado de cidades históricas como Praga, Bruges, Edimburgo ou Sintra.
Referências da notícia
Elvas Film Office – Câmara Municipal de Elvas
Elvas Film Office – Página de Facebook