Sábado, 29 de novembro: a data da próxima frente fria que deixará chuva, vento e mais frio em Portugal

O modelo europeu confirma que o tempo voltará a mudar este sábado, 29 de novembro, em Portugal continental. A passagem de uma frente ativa produzirá chuva e vento, bem como uma ligeira intensificação do frio em algumas zonas.

O tempo anticiclónico prevalecerá nos próximos dias, até sexta-feira (28) inclusive, pelo que o céu estará parcialmente nublado ou limpo. Nas horas restantes desta quarta-feira (26) apenas haverá períodos de maior nebulosidade no extremo norte. O vento soprará fraco a moderado de nor-nordeste, sendo pontualmente forte nas terras altas do Centro e Sul.

No vídeo
Tudo indica que nos próximos dias, apesar do domínio anticiclónico, impor-se-á gradualmente uma circulação mais zonal, o que se traduzirá na chegada de frentes que produzirão chuva em várias regiões portuguesas.

O tempo frio estende-se atualmente por grande parte de Portugal continental, enquanto nos arquipélagos (Açores e Madeira) revela-se substancialmente mais ameno. As temperaturas mínimas registaram hoje uma ligeira descida. À medida que o céu vai limpando e uma massa de ar frio se vai instalando, as geadas irão aumentando em extensão e intensidade no interior Norte e Centro.

Outra mudança de tempo à vista para o último fim de semana de novembro

Tanto quinta (27) como sexta-feira (28) serão dominadas pela estabilidade atmosférica em Portugal continental (exceto no final de sexta, dia 28 na região do Minho, onde se prevê possibilidade de chuva fraca).

Já no arquipélago dos Açores predominarão os períodos de céu nublado com abertas, pontualmente intercalados com períodos de chuva ou aguaceiros, mais prováveis e frequentes nos Grupos Central e Oriental. No arquipélago da Madeira espera-se céu muito nublado, com possibilidade de chuva fraca e dispersa, mais provável na vertente norte e Regiões Montanhosas da principal ilha desta região insular.

As temperaturas vão baixar com o ar pós-frontal em algumas zonas, porém, tudo indica que será uma situação temporária.

Amanhã - quinta-feira, 27 de novembro - o vento de nor-nordeste continuará a soprar com fraca intensidade, surgindo por vezes moderado nas terras altas do Centro e Sul. Prevê-se ainda uma ligeira descida das temperaturas mínimas em grande parte da geografia do Continente, bem como uma repetição das geadas no interior Norte e Centro. É expectável também a formação de nevoeiro matinal nalgumas zonas, sendo potencialmente persistente nos distritos de Bragança e Guarda.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Na sexta-feira (28) o tempo continuará a ser maioritariamente anticiclónico em Portugal continental, pelo que haverá mais um dia de sol na maioria das regiões. A exceção será, como já foi acima referido, a região do Minho, onde a chegada de uma frente pouco ativa irá nublar o céu, prevendo-se a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca. Será o prenúncio da frente maior que atravessará Portugal continental entre sábado (29) e domingo (30).

As temperaturas máximas não deverão registar grandes oscilações na sexta-feira (28), porém, espera-se que as mínimas subam ligeiramente nas regiões do litoral, resultado da aproximação da frente e de alguma nebulosidade, e registem uma pequena descida nas regiões do interior devido à continuidade da influência dos ventos de Norte.

A frente vai trazer chuva e um tempo ligeiramente mais fresco, mas apenas nestas zonas

No sábado (29), a partir das primeiras horas da madrugada, a presença de nuvens altas e médias no céu de Portugal continental será muito maior do que nos dias anteriores. O vento passará a soprar do quadrante Oeste, aumentará ligeiramente de intensidade e a já referida nebulosidade estará associada a uma frente fria atlântica que começará a distribuir chuva ao longo da manhã no Noroeste do país, concentrando-se sobretudo no Minho (distritos de Viana do Castelo e Braga) e Douro Litoral (distrito do Porto).

De acordo com os mapas de referência da Meteored, ainda durante a manhã a precipitação alcançará zonas dos distritos de Vila Real e Bragança, espraiando-se também por zonas do litoral Centro e Oeste (distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa). No resto do dia prolongar-se-á de forma fraca, intermitente e dispersa para as regiões do interior Norte e Centro, sendo escassa e rara a sul do Tejo, onde surgirá apenas nalguns locais.

Esta é a previsão da distribuição de chuva acumulada em Portugal continental até ao final de domingo, 30 de novembro.

Ao final da tarde de sábado (29) prevê-se uma segunda investida da frente fria, com a chuva a repetir-se no Noroeste do país, tornando-se por isso mais abundante nos distritos a oeste da Barreira de Condensação (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e setores ocidentais de Vila Real e Viseu). Nesta fase final do dia de sábado (29) a precipitação também poderá voltar a surgir no litoral e interior Centro (distritos de Coimbra, Leiria e Guarda), bem como em pontos do Nordeste Transmontano (distrito de Bragança), embora de forma mais escassa e dispersa.

Com a passagem da frente sobre Portugal continental, espera-se a chegada de um ar pós-frontal mais frio que provocará uma descida das temperaturas entre sábado (29) e domingo (30), mas este arrefecimento não será, de todo, generalizado, afetando apenas o Norte e algumas zonas do Centro de Portugal continental.

No entanto, no resto do país, as temperaturas poderão inclusive aumentar ligeiramente.

No domingo (30) o céu manter-se-á geralmente nublado, e nas primeiras horas da madrugada deste dia ainda haverá aguaceiros muito isolados em pontos do Norte e do Centro, mas à medida que a frente se for deslocando para leste, o vento voltará a soprar do quadrante Norte na generalidade do território, impondo-se um panorama de estabilidade atmosférica em Portugal continental.