Grande desprendimento no glaciar Perito Moreno, na Argentina! Uma enorme massa de gelo desmoronou-se no lago

O recuo dos glaciares é natural, mas a sua frequência está a aumentar devido ao aquecimento global. Os cientistas monitorizam o glaciar para estudar estas alterações.
As imagens chocantes do enorme desprendimento de um glaciar na Argentina estão a dar a volta ao mundo! O estrondo gelado que ocorreu por volta das 17:00 horas de 5 de junho de 2025 chamou a atenção de um dos guardas-florestais do PNLG, que conseguiu captar o acontecimento no famoso glaciar Perito Moreno.
O vídeo mostra o momento em que ocorreu a rutura, enquanto imensos fragmentos de gelo se precipitavam no lago com uma força titânica. Até à data, as autoridades não registaram danos de maior, mas a zona continua a ser vigiada por especialistas para detetar possíveis novos desprendimentos.
O fenómeno imprevisível causou curiosidade e preocupação entre amadores e especialistas na matéria, devido ao facto de nas últimas semanas se ter registado um aumento do número de desprendimentos neste glaciar, que é um dos mais importantes a nível mundial.
Según un estudio publicado en la revista #Nature realizado por la Universidad de Zúrich a principios de este año, se descubrió que entre los años 2000 y 2023 los glaciares habían perdido aproximadamente el 5 % del #hielo que los conformaba. pic.twitter.com/idPrCOIOYI
Marlenne | Meteorología ️ (@chicadelclimamx) March 22, 2025
Um glaciar a desprender é um mau sinal?
A resposta a esta pergunta pode ser contraditória para muitos, porque os episódios de recuo dos glaciares são considerados parte do seu comportamento natural. No entanto, a recorrência destes episódios e os sinais de deterioração acelerada são o que confirmam que sim, atualmente é um mau sinal.
De acordo com os relatórios da Organização Meteorológica Mundial e do IPCC, em 2023, os glaciares estão a perder massa cada vez mais rapidamente, o que significa que estão a derreter. Este é um dos efeitos mais importantes do aquecimento global que foram estudados e comprovados.
Em 2024, pelo menos 19 regiões em todo o mundo registaram uma perda significativa de glaciares e, se esta tendência se mantiver, no final deste século poderemos ter perdido a maior parte dos glaciares do mundo. Esta é, sem dúvida, uma das maiores ameaças que a humanidade pode enfrentar.
É por isso que 2025 foi proclamado o Ano Internacional da Conservação dos Glaciares, para sensibilizar para a importância dos glaciares no equilíbrio climático e para expor urgentemente a necessidade de uma ação conjunta para promover medidas de mitigação que travem o aquecimento global.
O glaciar Perito Moreno também está em perigo?
Infelizmente, o desprendimento recentemente capturado é apenas um dos muitos que foram registados na região nas últimas semanas. Até há um par de anos, este glaciar era um dos poucos no mundo que apresentava bons sinais de equilíbrio de massa e pouco recuo em comparação com outros.
Mas em 2023, vários indícios, como o desprendimento de grandes áreas de gelo e o aparecimento de um buraco na parte norte do glaciar, sugerem que o glaciar iniciou um processo de retração.
Até hoje, continuam os estudos e o acompanhamento constante por parte de entidades como o Instituto Argentino de Neve, Glaciologia e Ciências Ambientais e a Secretaria do Meio Ambiente, para determinar as mudanças que se avizinham para o futuro do gigante gelado.