
O alerta está emitido: Espanha aguarda pelo cruzamento de duas tempestades, uma vinda do Mediterrâneo e outra do Atlântico que vão trazer chuvas fortes e persistentes a todo o leste da Península Ibérica e ilhas Baleares.
O alerta está emitido: Espanha aguarda pelo cruzamento de duas tempestades, uma vinda do Mediterrâneo e outra do Atlântico que vão trazer chuvas fortes e persistentes a todo o leste da Península Ibérica e ilhas Baleares.
No rescaldo de um fim-de-semana atribulado, o primeiro balanço da manhã de domingo, apontava para mais de um milhar de árvores derrubadas, cerca de sete dezenas de desalojados, mais de duas dezenas de feridos ligeiros, e ultrapassaram as quinze mil as habitações privadas de energia elétrica!
A passagem do furacão Leslie provocou alguns danos. Registaram-se inúmeras ocorrências relacionadas com a queda de árvores, pessoas que ficaram desalojadas e milhares de portugueses ficaram sem eletricidade.
O furacão Leslie está a dirigir-se para Portugal Continental e ao início da noite deverá atingir a zona centro litoral, entre Sines e Figueira da Foz. Na Madeira a passagem do furacão, que ainda se faz sentir, não provocou danos até agora.
Nos últimos dias, o Hemisfério Norte tem sido assolado por eventos meteorológicos com maior severidade, maior frequência e em maior número do que habitualmente tendem a ocorrer, sempre que há necessidade de reequilíbrio atmosférico.
Esta manhã uma tempestade muito forte sobrevoou a cidade de Barcelona, deixando granizo e cerca de 50 litros por metro quadrado em meia hora. O resultado? Ruas como rios.
O clima encontra-se directamente relacionado com a fisiografia do planeta. Por isso, mudanças abruptas ou lentas, num curto ou longo prazo, continuarão, como desde o começo, a ocorrer de modo natural e cíclico.
O passado mês de setembro foi o setembro mais quente desde que há registos e do ponto de vista climatológico foi considerado um mês extremamente quente e seco.
Foi organizado pelo recém criado mas bem frequentado, Clube de Lisboa, que juntou Paul Rose e Tiago Pitta e Cunha, no Oceanário de Lisboa, para falar de Sustentabilidade e Geopolítica, ou seja idealismo e pragmatismo, juntos.
Ontem à tarde as ruas da cidade de Catania, na Sicília, tornaram-se rios. Registaram-se cerca de 50 litros por metro quadrado numa hora e o esgoto não conseguiu aguentar a avalanche de água e lama.
A dinâmica interna do planeta condiciona a ocorrência da actividade vulcânica, sendo a sua distribuição à superfície o esboço de um padrão de faixas activas, correspondentes às margens das placas tectónicas e/ou a zonas interplacas. Vivemos assim, numa Terra em permanente renovação!
Cinco dias após o tsunami devastador que matou mais de 1.200 pessoas, um vulcão entrou em erupção na mesma ilha da Indonésia. As aldeias ainda não foram evacuadas e a gigantesca coluna de fumo tem 6 km de altura.