Furacão Leslie coloca 13 distritos em alerta vermelho!

O furacão Leslie está a dirigir-se para Portugal Continental e ao início da noite deverá atingir a zona centro litoral, entre Sines e Figueira da Foz. Na Madeira a passagem do furacão, que ainda se faz sentir, não provocou danos até agora.

Leslie
Furacão Leslie a caminho de Portugal Continental.

Depois da passagem pela ilha da Madeira na noite passada, as autoridades estão preocupadas com a passagem do furacão Leslie por Portugal Continental. O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou entretanto 13 distritos em alerta vermelho, devido à aproximação do furacão ao território nacional.

O distrito de Lisboa será o primeiro a enfrentar a fúria do Leslie embora a previsão ainda possa sofrer alterações nas próximas horas. O vento e a chuva vão aparecer e já na tarde de sábado. Também a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) deixa avisos à população: há possibilidade de cheias, queda de árvores, estragos em estruturas e piso escorregadio. Segundo o Diário de Notícias da Madeira, apesar do alerta vermelho, as corporações de bombeiros da Madeira e Porto Santo não registaram, até ao momento, qualquer ocorrência.

Segundo o meteorologista Bruno Café do IPMA, este facto está relacionado com a mudança de trajectória do Furacão. Sem estragos a registar, ainda assim, a rajada mais forte foi de 112 quilómetros por hora, registada ao início da manhã de sábado. Ainda assim, o aeroporto da Madeira vai manter-se encerrado e o nível de prevenção decretado mantém-se no máximo.

Passagem por Portugal Continental esta noite

Segundo o meteorologista do IPMA, Bruno Café, o furacão Leslie deverá atingir a costa portuguesa na noite de sábado para domingo, embora os efeitos se façam sentir já a partir do final da tarde de sábado. Ventos fortes e rajadas que podem chegar até aos 120 quilómetros por hora, em especial na costa ocidental e nas terras altas e ainda a possibilidade de ocorrência de 80 por cento de ventos médios de tempestade tropical, ou seja, ventos entre 113 e 118 quilómetros por hora, sobretudo no litoral entre o Cabo Mondego e Cabo de Sines, explicou o meteorologista esta manhã, em declarações à rádio TSF.

Também no mar vão fazer-se sentir os efeitos do furacão. As ondas poderão atingir 5 a 7 metros, com alturas máximas de 12 metros, calculando-se que o período mas intenso ocorra durante a noite.

Segundo o IPMA, a forte agitação marítima que vai sentir-se pode ser potenciada pelos ventos junto ao centro do furacão Leslie e também pela dimensão da pressão e a praia-mar que vai acontecer às 18 horas locais, pode haver galgamentos do mar também na costa ocidental. Associado ao furacão prevê-se ainda a ocorrência de ventos fortes, principalmente durante a noite e manhã de domingo.