Atualidade

Seca na Europa

Este ano, desde maio de 2018, ao contrário do que é normal, o centro e o norte da Europa têm sido afectados por um período de seca muito intenso, causando graves prejuízos sócio-económicos.

E que tal... festas sem balões?

São de plástico, voam e são considerados como um perigo na poluição imensa do plástico nos oceanos. Depois dos sacos, cigarros e das palhinhas para bebidas, os balões podem ser o próximo alvo na luta contra a poluição do oceano.

Alerta de tsunami no Pacífico!

O arquipélago francês da Nova Caledónia, Vanuatu e as ilhas Fiji, poderá ser atingido por vagas de tsunami com cerca de um metro de altura depois de um forte sismo registado no Oceano Pacífico. Saiba como se forma um tsunami.

O Famoso Macaréu do Oriente!

A imponência dos fenómenos naturais sempre despertou no Homem sensações duais de curiosidade e receio, sendo que estes eventos só personificam desastres quando, pela sua intervenção, o Homem se vulnerabiliza aos seus efeitos.

Cuidado, as temperaturas vão voltar a subir!

Nos próximos dias as temperaturas vão voltar a subir, com previsões entre os 30º C e os 35º C em Lisboa e no resto do país podem atingir valores ainda mais altos, segundo informa o Instituto Português do Mar da Atmosfera.

Assim foi o sismo da Venezuela de 7.3

Há algumas horas, a Venezuela e alguns dos seus países vizinhos, como Trinidad e Tobago ou Barbados, sofreram um poderoso sismo de 7,3 que deixou muitos danos.

O papel da água nas explorações alimentares

A água é elementar à existência de vida, essencial para sustentar o crescimento económico, e atender à crescente demanda por comida. Contudo, a disponibilidade de recursos hídricos está em declínio, e a má qualidade da água torna inseguro o seu uso.

Maré de sargaço invade praias das Caraíbas

As autoridades estão preocupadas com as consequências que a invasão desta macroalga pode ter para o turismo e decretaram limpeza total nas praias de água azul turquesa e areal branco.Foram retirados já mais de 125 mil metros cúbicos desta alga castanha.

Julho frio a contrastar com o início de agosto

Do ponto de vista climatológico o mês de julho de 2018 em Portugal continental classificou-se como seco em relação à precipitação e muito frio em relação à temperatura do ar, a contrastar com as elevadas temperaturas dos primeiros dias de agosto.

Previsões Meteorológicas – incerteza e predictabilidade?

A curiosidade pelo estado de tempo que se vivenciará ao longo de cada dia, é um interesse transversal a todos nós pelas mais variadas razões, sejam sociais, lúdicas, relacionadas com actividades agrícolas e/ou piscatórias, por trabalho, ou tão simplesmente para vestir de acordo.

Ozono, uma protecção potencialmente perigosa?

É, fundamentalmente, nos meses de verão, que a preocupação com os efeitos do Ozono se torna mais significativa, quando se reúnem condições propícias à sua mais fácil e rápida formação - dias de insolação intensa e constante, temperaturas elevadas e vento fraco.

368 369 370 371 372