Atualidade

As alterações climáticas afectam a existência humana?

A interferência antrópica no meio ambiente, e a consequente alteração do clima, apesar das controvérsias, começa a granjear consenso. Evidente é a determinante influência que o estado do tempo tem na sobrevivência de todas as espécies, inclusive a humana!

Impactos das alterações climáticas segundo a ONU

O Secretário-geral das Nações Unidas, alertou todos os países para as consequências devastadoras dos impactos das alterações climáticas e pediu a cada um, para tomarem decisões e ações concretas, sobre o que considerou ser o "assunto mais importante do mundo".

Eventos extremos em 2018

O ano de 2018 tem sido um ano com um elevado número de situações meteorológicas extremas, causando graves prejuízos sócio-económicos com perda de vidas e bens. Alguns fenómenos, como é o caso dos ciclones tropicais, tiveram mesmo um número de ocorrências acima da média anual.

Vamos deixar o Mar Morto morrer?

As cíclicas oscilações climáticas que o planeta azul tem vivenciado desde a formação do seu manto protector, a atmosfera, têm (re)desenhado o seu rosto ao longo do tempo: aparecem e desaparecem espelhos de água, areais, a constante dinâmica da vida!

Cimeira do Clima exige compromisso do mundo!

Cimeira do Clima na Polónia arranca esta semana e até ao dia 14 de dezembro, cientistas investigadores e o poder político, debatem fórmulas de compromisso, para, de vez, aplicar o que já tinha sido decidido no Acordo de Paris: reduzir emissões de CO2.

Fogos na Califórnia e as alterações climáticas

Os incêndios na Califórnia, cujas chamam lavram há mais de duas semanas, são considerados os mais mortíferos e destrutivos de sempre daquele estado. Até este momento e segundo dados oficiais, 83 pessoas morreram e 563 ainda se encontram desaparecidas.

Ruas transformadas em autênticos rios de lixo

A situação de insalubridade no Haiti é insustentável. As chuvas transformaram as ruas em autênticos rios de lixo. As doenças que se transmitem pela água são a principal causa da mortalidade infantil do país.

Culpa do clima ou o Homem gosta de desafios?

Com os acontecimentos dos últimos dias, podemos questionar se é o Homem que se propicia a uma potencial ocorrência de eventos com desfecho dramático, ou se, o clima está de tal modo alterado, que surpreende com situações que resultam em catástrofes!

Reciclar, reciclar, reciclar!

Em 2018, os portugueses aumentaram a produção de lixo, mas passaram a separá-lo menos. No total o aumento dos resíduos produzidos subiu 2% mas a preocupação com a necessidade de separação dos plásticos, vidros e papel diminuiu.

364 365 366 367 368