StoreWindows10

Vários feridos no sul de Itália devido à passagem de um tornado num comboio

Esta manhã um tornado causou vários feridos na cidade italiana de Cutro, na região da Calábria. Eram passageiros de um comboio que se atravessou na trajetória do redemoinho.

Alfredo Graça Alfredo Graça 20 Nov. 2018 - 14:38 UTC

A Itália está imersa num episódio de chuvas, tempestades e até neve às cotas baixas, esta última especialmente no norte do país. Os cumulonimbus que esta manhã sobrevoaram o sudeste da península causaram chuvas torrenciais e dois tornados. O mais notável foi o vórtice que afetou Cutro, na região italiana da Calábria. Aí uma porção de mar penetrou em terra firme ao longo de vários quilómetros, provocando inúmeros danos.

O tornado (no vídeo) entrou através de um comboio na estação de Roccabernarda. O vento fortíssimo quebrou várias janelas das carruagens, muitas delas por causa do impacto de ramos anteriormente arrancados pelo redemoinho. Alguns passageiros ficaram feridos, em geral de forma ligeira, mas dois deles foram transferidos para o hospital por precaução.

A área afetada pelo vórtice acumulou hoje mais de 100 litros por metro quadrado, provocando inundações locais. O outro tornado foi avistado em Taurisano, Salento, ainda que de momento não se saiba se causou danos. Nas próximas horas, sete regiões italianas permanecerão em alerta devido ao temporal que deverá ter maior impacto em Lazio, Campania, Calábria e Sicília.

Publicidade