
A existência de uma bactéria roxa pode ter mostrado uma possibilidade que a vida noutros planetas não precisa de ter tons de verde como a Terra. A ideia seria procurar tons de roxo pelos planetas.
A existência de uma bactéria roxa pode ter mostrado uma possibilidade que a vida noutros planetas não precisa de ter tons de verde como a Terra. A ideia seria procurar tons de roxo pelos planetas.
A dinâmica do sistema de estrelas Alpha Centauri inspirou o sistema de estrelas presentes na série e no livro "O Problema dos 3 Corpos". Conheça um pouco mais sobre as estrelas mais próximas de nós.
A colaboração EHT publicou esta semana uma nova imagem do buraco negro supermassivo do centro da Via Láctea. Na imagem, é possível mapear os campos magnéticos.
Grupo de astrónomos pode ter descoberto a origem de CO2 na lua Europa, a razão pode ser um oceano de água salgado por baixo da superfície congelada. Europa é onde está a maior chance de encontrar vida no Sistema Solar.
Na semana passada a agência espacial americana (NASA) publicou o seu relatório sobre a procura de fenómenos anómalos não identificados e objetos voadores não identificados. O relatório traz respostas e algumas questões sobre os resultados encontrados pela equipa de especialistas.
Investigadores do Reino Unido submeteram um artigo em que argumentam a necessidade duma técnica de inteligência artificial, chamada aprendizagem de máquina, para procurar OVNIs no Sistema Solar. A ferramenta facilitaria a deteção dos objetos e excluiria os de origem humana.
Físicos anunciaram este mês que encontraram a partícula demónio prevista há 70 anos atrás. Esta quasipartícula ficou conhecida como partícula demónio de Pines, nome dado pelo físico que fez a previsão da sua existência. Pode ajudar na busca por supercondutores.
A estrela mais distante jamais encontrada foi registada pelo James Webb Space Telescope. A estrela que recebe o nome em homenagem à saga Senhor dos Anéis foi registada cerca de 1 bilião de anos após o Big Bang.
O telescópio europeu Euclid tem como missão a procura e compreensão de matéria escura. Foi lançado no primeiro dia de julho e nessa semana tivemos a primeira foto preliminar obtida pelo telescópio. Chegará a pleno funcionamento em outubro deste ano.
Uma das maiores buscas dentro da Física pode ter sido encontrada. Na última semana, investigadores coreanos submeteram um arquivo alegando que conseguiram realizar uma experiência que chegou ao estado de supercondutor em temperatura e pressão ambiente. Caso confirmado, revolucionaria a Física.
Uma aplicação inédita da inteligência artificial pode ajudar-nos a resolver um mistério sobre a atmosfera solar. A questão sobre o aquecimento de uma parte da atmosfera tem sido um grande mistério para os astrónomos.
A colaboração NanoGrav divulgou ontem que captaram o eco do Universo em ondas gravitacionais. Esta é uma descoberta que os astrónomos estão atrás há décadas e finalmente captaram estas ondas que são conhecidas como ondas gravitacionais de fundo.
Recentemente, notícias vieram à tona sobre um submersível que implodiu devido à pressão causada pelo oceano. Um dos maiores desafios de visitar o fundo do mar é justamente causado pela pressão hidrostática. A Física explica este fenómeno.
Uma anã branca foi observada a tornar-se um diamante cósmico gigante. É algo que é esperado acontecer no núcleo de remanescentes, mas ainda faltam mais observações para entender melhor o processo.
Na passada semana, o telescópio James Webb pode ter encontrado evidências das primeiras estrelas do Universo. Se isto for comprovado, é a solução para um mistério que persiste há décadas na Astronomia.
O telescópio James Webb fez uma das maiores descobertas desde o seu lançamento: encontrou moléculas orgânicas no Universo de quando este tinha apenas 10% da sua idade atual. Esta é uma descoberta importante para compreender como estas moléculas foram formadas.
Investigadores afirmam que encontraram evidências de uma "estrela de bósons". A estrela seria feita de um material raro nunca antes observado, sendo que há quem diga que esta seria a resposta para de que é feita a matéria escura.
Dados obtidos pelo telescópio Hubble podem ter evidências de uma classe de buracos negros que nunca foi vista antes. Caso confirmado, esta é a primeira observação de um buraco negro intermediário, um mistério de décadas da Astronomia.
Esta é a pergunta que muita gente já fez quando leu que o Universo se expande e que tudo está a afastar-se de nós. É uma pergunta interessante, mas a resposta pode não ser tão satisfatória e é necessário um pouco de Física para compreender.
Grupo de investigadores australianos utilizaram dados de telescópio localizado no Chile para observar um sistema planetário que está em formação. Esta é uma das primeiras evidências de planetas em formação e pode contribuir para entendermos o Sistema Solar.