Roberta Duarte

Roberta Duarte

Astrofísica - 85 artigos

Física e mestre em Astrofísica pela USP. Atualmente é doutoranda em Astrofísica pela mesma universidade. Possui especialização na área de Física Computacional e na de Inteligência Artificial. Atualmente, trabalha na interseção de Inteligência Artificial e Astrofísica, tendo publicado a Primeira Simulação de um Buraco Negro feita por IA. O trabalho ficou reconhecido a nível nacional e internacional, tendo sido divulgado pelo próprio governo federal. Trabalha maioritariamente em previsão de fluidos magnetizados que utilizam IA, com aplicações astrofísicas.

Ganhou um prémio de Melhor Aplicação de Inteligência Artificial em 2021 na M2L devido a este trabalho. Recentemente, o trabalho foi um dos escolhidos para ser apresentado no evento da Google, Women in ML. Faz divulgação científica nas redes sociais sob o user de @import_robs, que contém mais de 100 mil pessoas a acompanhar. Também é roteirista do canal Ciência Todo Dia, onde escreve sobre vários assuntos que envolvem Física e Inteligência Artificial. Participou em diversos podcasts e programas conhecidos na divulgação de Astronomia e IA.

Artigos de Roberta Duarte

Artboard
Contacto imediato! Como a inteligência artificial pode encontrar OVNIs?
Ciência

Investigadores do Reino Unido submeteram um artigo em que argumentam a necessidade duma técnica de inteligência artificial, chamada aprendizagem de máquina, para procurar OVNIs no Sistema Solar. A ferramenta facilitaria a deteção dos objetos e excluiria os de origem humana.

Mistério resolvido? Uma partícula demónio é encontrada após 70 anos
Atualidade

Físicos anunciaram este mês que encontraram a partícula demónio prevista há 70 anos atrás. Esta quasipartícula ficou conhecida como partícula demónio de Pines, nome dado pelo físico que fez a previsão da sua existência. Pode ajudar na busca por supercondutores.

Para que lugar o Universo está a expandir-se?
Ciência

Esta é a pergunta que muita gente já fez quando leu que o Universo se expande e que tudo está a afastar-se de nós. É uma pergunta interessante, mas a resposta pode não ser tão satisfatória e é necessário um pouco de Física para compreender.

1 2 3 4 5