
O exoplaneta encontrado é maior do que Neptuno e tem uma velocidade de quase 2 milhões de km/h quebrando o recorde de exoplaneta mais rápido.
Física e mestre em Astrofísica pela USP. Atualmente é doutoranda em Astrofísica pela mesma universidade. Possui especialização na área de Física Computacional e na de Inteligência Artificial. Atualmente, trabalha na interseção de Inteligência Artificial e Astrofísica, tendo publicado a Primeira Simulação de um Buraco Negro feita por IA. O trabalho ficou reconhecido a nível nacional e internacional, tendo sido divulgado pelo próprio governo federal. Trabalha maioritariamente em previsão de fluidos magnetizados que utilizam IA, com aplicações astrofísicas.
Ganhou um prémio de Melhor Aplicação de Inteligência Artificial em 2021 na M2L devido a este trabalho. Recentemente, o trabalho foi um dos escolhidos para ser apresentado no evento da Google, Women in ML. Faz divulgação científica nas redes sociais sob o user de @import_robs, que contém mais de 100 mil pessoas a acompanhar. Também é roteirista do canal Ciência Todo Dia, onde escreve sobre vários assuntos que envolvem Física e Inteligência Artificial. Participou em diversos podcasts e programas conhecidos na divulgação de Astronomia e IA.
O exoplaneta encontrado é maior do que Neptuno e tem uma velocidade de quase 2 milhões de km/h quebrando o recorde de exoplaneta mais rápido.
O asteroide Bennu que é considerado como parte de um objeto fora do Sistema Solar tem ingredientes para formar vida.
NASA está a trabalhar num projeto para que as naves tripuladas sejam aceleradas com ajuda de energia nuclear.
A empresa chinesa DeepSeek lançou o seu modelo de raciocínio chamado DeepSeek-R1 que surpreendeu o mundo inteiro.
Uma das maiores imagens registadas da galáxia Andrómeda tem 2.5 biliões de pixels e demorou 10 anos para ser feita.
Uma nova fotografia mostra o buraco negro um ano depois desde a primeira foto, tirada em 2017 e divulgada em 2019.
Dados obtidos pelo James Webb Space Telescope conseguem explicar observações encontradas pelo Hubble há 20 anos.
Astrofísicos da Nova Zelândia publicaram um modelo do Universo que não necessita da energia escura para explicar a sua expansão.
Investigadores divulgam resultado de que conseguiram observar o interior do átomo em experiência no LHC.
Foi encontrado um problema que poderia ameaçar qualquer existência de vida em exoplanetas que eram os candidatos favoritos para a mesma. Saiba mais aqui!
Uma erupção solar a atingir a maior intensidade desde 2017 aconteceu ontem no Sol e indícios de ejeção de massa em direção à Terra.
Físico publica um artigo onde argumenta que buracos negros são estrelas congeladas colocando em dúvida a teoria de Einstein.
Astrónomos da Universidade de Porto Rico propõem uma explicação para a origem do Sinal Wow! de 1977.
Um dos mistérios mais antigos da astronomia tem a ver com a nossa estrela, o Sol, mas qual é o problema? Saiba mais aqui!
Uma estrela está a fugir a uma velocidade superior à velocidade do som e abre um novo campo de estudo. Saiba mais aqui!
Um trio de estrelas que são de uma das gerações mais antigas de estrelas foram engolidas pela Via Láctea. Saiba mais aqui!
Uma possível explicação para que buracos negros primordiais nunca tenham sido observados no Universo.
Projeto Hephaistos tem como objetivo procurar sinais tecnológicos de civilizações extraterrestres avançadas em forma de uma estrutura chamada esfera de Dyson.
A impressão quando vemos algo criado por Inteligência Artificial (IA) é que já vimos aquilo antes. Isso acontece devido a algo que está por trás de quase todas as ferramentas.
Técnica de inteligência artificial foi utilizada para encontrar mais de 20 mil asteroides em imagens do Sistema Solar. Os objetos nunca tinham sido observados antes.