Conheça Alpha Centauri, o sistema de estrelas que inspirou a série "O Problema dos 3 Corpos"

A dinâmica do sistema de estrelas Alpha Centauri inspirou o sistema de estrelas presentes na série e no livro "O Problema dos 3 Corpos". Conheça um pouco mais sobre as estrelas mais próximas de nós.

O sistema Alpha Centauri é composto por três estrelas que baseou a história da série O Problema dos 3 Corpos.
O sistema Alpha Centauri é composto por três estrelas que baseou a história da série O Problema dos 3 Corpos. Crédito: Skatebiker

No final de março, a Netflix lançou a série "O Problema dos 3 Corpos" baseada na trilogia de livros escritos pelo escrito chinês Liu Cixin. A primeira temporada é baseada no primeiro livro da saga do autor que recebeu o renomado prémio Hugo pelo trabalho. A história chamou à atenção por tratar de assuntos que vão desde a Inteligência Artificial até à Astronomia.

O nome da saga é relacionado com o famoso Problema dos 3 Corpos da Física associado com a leis clássicas da gravitação. Na Astronomia, o problema é bastante famoso já que objetos triplos não são raros. Inclusive, um sistema triplo de estrelas próximo do Sol foi a base do sistema triplo que é a base de toda a história. O sistema se chama Alpha Centauri localizado a 4 anos-luz de nós.

Apesar do nome dar a impressão de ser uma estrela só, o sistema contém as estrelas Alpha Centauri A, Alpha Centauri B e Proxima Centauri. As três estrelas estão a interagir gravitacionalmente de uma forma estável e não caótica. Conheça um pouco mais sobre este sistema de estrelas que possui um interesse astronómico e, agora, cultural também.

Formação

O sistema Alpha Centauri possui três estrelas: Alpha Centauri A, Alpha Centauri B e Proxima Centauri. As principais estrelas são as Alpha Centauri A e Alpha Centauri B enquanto a Proxima Centauri possui uma distância maior das duas principais. Estas estrelas são as mais próximas do Sol com cerca de 4.3 anos-luz de distância.

Enquanto Alpha Centauri A e a Alpha Centauri B orbitam uma a outra, a Proxima Centauri orbita numa distância maior as duas principais.

O sistema pode ser observado a olho nu, no entanto, as estrelas podem parecer como se fossem uma só. Elas são algumas das estrelas mais brilhantes do céu noturno. As estrelas são conhecidas desde o século XVI mas a compreensão de que são três estrelas que estão a interagir gravitacionalmente veio no século XVII.

Características

As principais estrelas são muito semelhantes ao Sol em características como massa, tamanho e o tipo. Já a terceira estrela é uma anã vermelha com cerca de 0.1 vezes a massa do Sol. Em média, a Proxima Centauri é a estrela mais próxima do Sol e orbita as duas principais numa distância de 13 mil vezes a distância Sol e Terra.

No céu, o sistema aparenta ser uma única estrela mas imagens mais detalhadas mostram as duas estrelas que compõe a parte principal.
No céu, o sistema aparenta ser uma única estrela mas imagens mais detalhadas mostram as duas estrelas que compõe a parte principal. Crédito: NASA

Proxima Centauri possui um exoplaneta chamado Proxima Centauri b. Ele é considerado um planeta semelhante à Terra e está localizado na zona habitável da estrela. A zona habitável é a região em torno da estrela onde é possível a existência de água líquida. Estima-se que ele orbita a estrela num período de 11 dias.

Estrelas mais próximas do Sol

Por serem as estrelas mais próximas de nós, o sistema Alpha Centauri é alvo de curiosidade de muitos astrónomos e também dos media. Vários livros, filmes e séries usam o sistema de estrelas como referência. Além disso, diversas missões de telescópios tem como alvo as estrelas para estudá-las mais detalhadamente.

Até mesmo em exploração espacial, alguns sugerem que se fosse possível alcançar distâncias interestelares, Alpha Centauri seria um dos principais destinos de estudo. A principal característica é a semelhança das estrelas com o Sol e de Proxima Centauri b com a Terra.

O Problema dos 3 Corpos

Na saga O Problema dos 3 Corpos há um exoplaneta chamado Trisolaris que orbita o centro das 3 estrelas de Alpha Centauri. A diferença entre a realidade e a ficção é que a Proxima Centauri é tratada como uma estrela semelhante ao Sol também. Dessa forma, o sistema dentro da história é um grupo de três estrelas com massas parecidas.

A série mostra um sistema triplo de estrelas semelhantes ao Sol.
A série mostra um sistema triplo de estrelas semelhantes ao Sol. Crédito: Netflix

O grande ponto do livro é que as três estrelas formariam um sistema caótico denonimado Problema dos 3 Corpos. Nesse caso, a civilização composta pelos habitantes de Trisolaris viveriam sempre em eras Estáveis e Caóticas dependendo da posição do planeta em relação às estrelas. Parte da história foca na comunicação desses habitantes com os humanos.

Porque é que Alpha Centauri não é um sistema caótico?

Outra coisa diferente da história com a realidade é que o sistema Alpha Centauri não é um sistema caótico. Isto porque as duas estrelas principais possuem uma órbita estável e definida enquanto a Proxima Centauri tem uma massa e distância muito grande. Dessa forma, é possível tratar a dinâmica de Alpha Centauri como um problema de 2 corpos.

O problema de 2 corpos é um problema bem conhecido e tem solução estável. Proxima Centauri tem uma órbita que demora 550 mil anos e está centenas de vezes mais distante que Neptuno. Desta forma, as estrelas conseguem manter-se numa era Estável para qualquer planeta que pudesse orbitar ali.