Contacto imediato! Como a inteligência artificial pode encontrar OVNIs?

Investigadores do Reino Unido submeteram um artigo em que argumentam a necessidade duma técnica de inteligência artificial, chamada aprendizagem de máquina, para procurar OVNIs no Sistema Solar. A ferramenta facilitaria a deteção dos objetos e excluiria os de origem humana.

Inteligência artificial pode ajudar-nos na busca e deteção de OVNIs.
Inteligência artificial pode ajudar-nos na busca e deteção de OVNIs.

Uma das maiores curiosidades da Humanidade é a questão se estamos sozinhos no Universo ou não. Devido a isto, a busca por vida fora da Terra chama bastante à atenção, desde investigadores até pessoas que não são da área. Algo que é intensificado pelos media, além dos filmes e das séries.

Não é raro ter missões espaciais que têm como objetivo responder a algumas perguntas sobre a existência de vida fora do nosso planeta. O próprio telescópio James Webb foi lançado com a missão de estudar a atmosfera de exoplanetas que podem ser semelhantes à nossa.

Apesar de OVNI não significar que é algo de origem extraterrestre, há bastante interesse na busca por estes objetos. Um grupo de investigadores argumentam que esta busca pode ser facilitada com o uso de inteligência artificial.

O que é aprendizagem de máquina?

Quando falamos em inteligência artificial, na maioria das vezes, estamos a falar de aprendizagem de máquina ou machine-learning. A aprendizagem de máquina é uma das técnicas dentro do campo da Inteligência Artificial.

Na aprendizagem de máquina, o modelo é treinado com uma grande quantidade de dados e aprende padrões através da observação desses dados um certo número de vezes.

Por ser a técnica com mais sucesso dentro da inteligência artificial, é comum que inteligência artificial e aprendizagem de máquina sejam considerados sinónimos apesar de não serem. Hoje em dia, grande parte das ferramentas com inteligência artificial foi construída utilizando aprendizagem de máquina.

OVNIs não são extraterrestres

A sigla OVNIs significa objetos voadores não identificados, ou seja, qualquer objeto voador que não possua uma identificação pode ter esta sigla. Até mesmo objetos de origem humana podem ser considerado OVNIs, como na maioria das vezes.

Um exemplo são os OVNIs que foram encontrados no início do ano pelos Estados Unidos e Canadá. Alguns perderam a classificação de OVNI ao serem identificados como balões chineses. Outros ainda não foram identificados, mas já foi descartada a possibilidade de origem extraterrestre, já que possivelmente são balões de amadores.

Porquê procurar OVNIs?

Apesar de OVNIs não serem necessariamente de origem extraterrestre, os objetos de origem extraterrestre muitas vezes encaixam-se nessa categoria. Como é o caso do objeto 'Oumuamua que tinha origem interestelar, ou seja, fora do Sistema Solar.

O objeto interestelar 'Oumuamua
O objeto interestelar 'Oumuamua foi considerado um OVNI por muitos investigadores, mas hoje sabe-se que é um asteroide que veio de fora do Sistema Solar. Crédito: ESA

Então ao falarmos de OVNIs, também estamos a falar desses “visitantes” de fora do Sistema Solar que não têm a ver com a vida necessariamente. Podem ser apenas asteroides ou pedaços de outros planetas, como é a suspeita do 'Oumuamua ser parte de um planeta semelhante a Plutão.

Inteligência artificial e OVNIs

Para facilitar a busca por OVNIs, a equipa do Reino Unido propôs usar uma combinação de imagens hiperespectrais e aprendizagem de máquina. A imagem hiperespectral é uma técnica de obter espectro eletromagnético para cada pixel.

A ideia é conseguir treinar um modelo que reconheça espectros de todos os objetos identificados e de origem humana. Quando aparecer um OVNI, este modelo seria capaz de classificar com melhor exatidão e mais rapidez.

O grupo disse que com análises feitas no seu laboratório tiveram resultados bastante favoráveis e pretendem apresentar os resultados no SciTech do próximo ano. O artigo está em processo de revisão pela Nature Scientific Reports.