A Organização Meteorológica Mundial reconhece a cidade americana de Unionville como detentora do recorde mundial de maior precipitação num minuto.
Orlando Aurquia
Meteorologista - 35 artigosOrlando Aurquia é licenciado em Meteorologia pelo Instituto Superior de Tecnologias e Ciências Aplicadas (InSTEC) da Universidade de La Habana, Mestre em Ciências da Terra pela Universidade Nacional Autónoma do México e atualmente trabalha como meteorologista no canal digital N+MEDIA de N+.
Licenciado com um grau de Ouro pelo InSTEC, foi selecionado para ser um dos estudantes que beneficiaram de uma bolsa do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACyT) do México. Participou em congressos organizados pela Sociedade Meteorológica de Cuba (SOMETCUBA), na Reunião Anual da União Geofísica Mexicana (RAUGM) e na Organização Mexicana de Meteorologistas A.C. (OMMAC). Também nos seminários de divulgação científica Cinedebate Nibiru, Qué onda con el tiempo e Terramóvil da UNAM.
Artigos de Orlando Aurquia
O conceito de “cidade de 15 minutos” ganhou popularidade nos últimos anos. Este modelo é prometedor, mas a sua viabilidade universal apresenta grandes desafios.
A previsão da trajetória dos furacões melhorou nas últimas décadas, mas continuam a existir desafios, especialmente quando há mudanças abruptas na direção da viagem.
Até agora, na temporada de furacões de 2024, o número de tempestades está muito abaixo do previsto. O Dr. Christian Dominguez explica o que poderá estar a acontecer.
O furacão Francine atingiu a categoria 2 antes de tocar terra na costa do Louisiana, com ventos máximos sustentados de 155 km/h e rajadas ainda mais elevadas.
No verão de 2024, o Vale da Morte registou uma temperatura média diária de 40,3 °C, ultrapassando o recorde de 40,1 °C atingido nos anos de 2021 e 2018.
A partir de agosto, a frequência de formação de ciclones tropicais no Atlântico aumenta. Esta temporada será muito mais ativa do que o habitual, uma vez que vários fatores estão a influenciar esta situação.
Uma análise meteorológica precisa foi fundamental para decidir o dia e a hora dos desembarques na Normandia. Os meteorologistas também levaram em consideração a fase da Lua e a maré.
Nas semanas seguintes, assistir-se-á ao aparecimento simultâneo de duplas ninhadas de cigarras, um fenómeno raro nos Estados Unidos. Os insetos podem ser observados até julho.
Registaram-se grandes inundações no Dubai e noutras cidades dos Emirados Árabes Unidos, com algumas estações a acumularem mais de 100 mm em apenas 24 horas.
Em todo o mundo, têm sido registadas pedras de granizo gigantes na sequência de tempestades intensas. Este fenómeno gera uma elevada mortalidade e enormes perdas económicas em regiões muito povoadas.
Nos últimos dias de fevereiro de 2024, o Vale da Morte, na Califórnia, surpreendeu muita gente com a formação de um lago que alterou o seu aspeto estéril.
No meio do Mar da Tasmânia existe um ilhéu com uma forma peculiar, a Pirâmide de Ball. Neste ilhéu rochoso foi encontrado um inseto raro que se pensava estar extinto.
"Viajar ao passado", a promessa de uma companhia aérea que incentivou várias pessoas a viver a experiência. Vou contar-lhe como pretendiam fazer esta viagem insólita que não se concretizou.
Ocorreu a erupção que tinha sido anunciada pela atividade sísmica e pelas fissuras observadas na península de Reykjanes. Esta é a maior erupção na região desde 2012.
Está prevista a construção de um túnel perto de Stonehenge, o que aliviará o congestionamento do tráfego na região, mas comprometerá o título de Património Mundial da UNESCO do famoso círculo de pedras.
A origem do nome do fenómeno El Niño está relacionada com a observação. Contamos-lhe como os pescadores peruanos associaram as mudanças de temperatura no mar ao Natal.
O maior reator de fusão nuclear experimental do mundo foi inaugurado no Japão e um reator ainda maior está a ser construído em França. O reator japonês pode aquecer o plasma até 200 milhões de graus Celsius.
A temporada dos furacões termina oficialmente a 30 de novembro no Atlântico Norte, mas isso não significa que os ciclones não se possam desenvolver fora desse período.
Há organizações que retiram o plástico do oceano, mas outras consideram que isso nos desvia da origem do problema, a necessidade de reduzir o fluxo de plástico para os mares.