Stonehenge poderá ser excluído da lista de sítios do Património Mundial da Unesco

Está prevista a construção de um túnel perto de Stonehenge, o que aliviará o congestionamento do tráfego na região, mas comprometerá o título de Património Mundial da UNESCO do famoso círculo de pedras.

Stonehenge
Stonehenge situa-se no sudoeste de Inglaterra e data do final do período neolítico, cerca de 3100 a.C.

Todos os anos, cerca de um milhão de pessoas deslocam-se a Wiltshire para visitar Stonehenge. Apesar da sua popularidade, o monumento corre o risco de ser excluído da prestigiada lista de Património da Humanidade das Nações Unidas.

Em causa está a construção de um túnel numa estrada perto do monumento. Este projeto foi fortemente criticado por grupos de ativistas que afirmam que o governo foi irracional ao ignorar a ameaça da UNESCO.

Os advogados da organização Save Stonehenge World Heritage Site afirmam que este seria o primeiro passo para a retirada da lista e seria um resultado direto da decisão do governo.

O Ministério dos Transportes aprovou o túnel perto do monumento para reduzir o congestionamento do tráfego e o ruído. O túnel terá 3,2 km de comprimento e custará 1,7 mil milhões de libras.

Wiltshire
Cerca de um milhão de pessoas vêm a Wiltshire todos os anos para visitar Stonehenge.

Em julho de 2021, o Supremo Tribunal anulou a ordem de autorização de planeamento anteriormente emitida para o projeto da autoestrada nacional, mas o Ministério dos Transportes aprovou pela segunda vez o túnel de Amesbury a Berwick Down, em Wiltshire, em 14 de julho de 2023.

Segundo os especialistas, o projeto aprovado destruiria cerca de sete hectares do património mundial, uma alteração que seria permanente e irreversível.

Os advogados dos ativistas estão a pedir autorização para fazer uma nova tentativa de impedir os planos. Mas o Governo argumentou que a necessidade do projeto e os seus benefícios ultrapassam os danos, incluindo a perda do estatuto de Património Mundial.

Além disso, afirmam que a remoção de Stonehenge como património é uma perda da reputação do Reino Unido como um país que demonstra ao mundo que se preocupa com o seu património mundial e respeita as suas obrigações ao abrigo da Convenção do Património Mundial.

Stonehenge, Património Mundial de Valor Universal Excecional desde 1986

O sítio de Stonehenge foi declarado Património Mundial de Valor Universal Excecional pela UNESCO em 1986, devido à dimensão dos megálitos, à sofisticação dos seus planos concêntricos e aos complexos de sítios e monumentos do Neolítico e da Idade do Bronze.

solstício
Em Stonehenge, o anel de pedra exterior está perfeitamente alinhado com os solstícios.

Stonehenge, um dos monumentos mais misteriosos jamais construídos

Stonehenge situa-se no sudoeste de Inglaterra. Foi construído no final do período Neolítico, por volta de 3100 a.C. Até à data, os arqueólogos não sabem quem construiu Stonehenge nem para que servia.

Algumas teorias sugerem que se tratava de um mausoléu, ou de um local de cura, ou mesmo que servia de calendário celeste, uma vez que as cavidades no seu anel de pedra exterior estão perfeitamente alinhadas com o solstício de verão e de inverno.