Nos Estados Unidos haverá um raro aparecimento de cigarras que não se via há mais de 200 anos

Nas semanas seguintes, assistir-se-á ao aparecimento simultâneo de duplas ninhadas de cigarras, um fenómeno raro nos Estados Unidos. Os insetos podem ser observados até julho.

cigarra
Uma confluência de duas ninhadas de cigarras não vista desde que Thomas Jefferson era presidente ocorrerá nos Estados Unidos; isso não acontecerá novamente até 2245.

Todas as primaveras, nos Estados Unidos, as cigarras periódicas multiplicam-se, mas na primavera de 2024 haverá um acontecimento particular, o "aparecimento de duas ninhadas" que fará com que milhões destes insetos sejam observados de finais de abril a julho.

Este acontecimento particular foi considerado pelos especialistas como um evento "único na vida". O estado de Illinois estará no centro desta "invasão" de cigarras.

Esta dupla ocorrência rara não acontecia nos Estados Unidos desde 1803, altura em que Thomas Jefferson era presidente do país, e não voltará a acontecer até 2245.

Este evento também é especial porque o tipo de cigarra só se encontra na América do Norte, enquanto as anuais (mais comuns) podem ser vistas em todo o mundo. No total, estima-se que as hordas de insetos em 2024 estejam presentes em 17 estados do país.

primavera
Na primavera, o solo atinge temperaturas óptimas (entre 17 e 18°C) para que estes insetos venham à superfície.

Dois tipos de descendência vão coincidir em 2024

Existem dois grupos de cigarras periódicas, a Grande Ninhada do Sul (Ninhada XIX) que emerge a cada 13 anos, e a outra (Ninhada XIII) cujo ciclo é de 17 anos e ocorre principalmente no norte do Illinois.

Na explosão de cigarras de 2024, duas gerações diferentes de cigarras, uma que vive num ciclo de 13 anos e a outra num ciclo de 17 anos, emergirão do solo ao mesmo tempo.

Porque é que elas aparecem na primavera?

As cigarras periódicas são extremamente sensíveis às condições meteorológicas. Quando a temperatura do solo atinge os 17-18°C, elas emergem para libertar os seus exoesqueletos e transformam-se de ninfas em adultos alados.

Onde poderão ser observadas?

Algumas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste dos Estados Unidos terão cigarras nesta primavera. O norte do Illinois, o sul do Wisconsin, o leste do Iowa e o noroeste do Indiana verão cigarras de ninhada XIII.

Enquanto o centro e o sul do Illinois, a maior parte do Missouri e áreas dispersas do Kentucky, Tennessee, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia, Alabama, Mississippi, Louisiana e Arkansas terão cigarras da ninhada XIX.

Onde é que as duas crias irão coincidir?

Existem algumas zonas no centro do Illinois onde as áreas de distribuição geográfica das duas ninhadas têm estado historicamente próximas e poderão sobrepor-se nas próximas semanas.

Possíveis consequências desta dupla ninhada de cigarras

As grandes populações de cigarras não são consideradas ecologicamente destrutivas. Também não representam um risco para as plantas do jardim. No entanto, as árvores jovens podem ser danificadas quando os insetos cortam os ramos para pôr os seus ovos.

meio ambiente
As cigarras são inofensivas, as grandes populações destes insetos não são consideradas um problema para o ecossistema.

O grande número de cigarras provoca o enfraquecimento das árvores jovens através do processo de postura dos ovos. Nem tudo é mau, as ninhadas ajudam a mover os nutrientes pelo ecossistema e a arejar o solo.

As cigarras não mordem nem picam as pessoas nem os animais domésticos, que podem ser tentados a comê-las, especialmente os cães, mas isso não constitui um risco para a saúde.