Erupção vulcânica na Islândia, será que vai afetar o tráfego aéreo na Europa como em 2010?

Ocorreu a erupção que tinha sido anunciada pela atividade sísmica e pelas fissuras observadas na península de Reykjanes. Esta é a maior erupção na região desde 2012.

Na noite de segunda-feira, 18 de dezembro, um vulcão entrou em erupção na península de Reykjanes, na Islândia, uma erupção esperada há pouco mais de um mês, depois de uma intensa atividade sísmica na região e de terem sido observadas fissuras.

As imagens que circulam nas redes sociais são espetaculares, naturalmente porque não há efeitos até agora. Mais uma vez, o planeta mostra que está "vivo". Após a erupção, o céu iluminou-se.

O Serviço Meteorológico informou que a erupção ocorreu perto de Hagafell, a cerca de 3 quilómetros a norte da cidade de Grindavík. O governo afirmou em comunicado na terça-feira (19 de dezembro) que a fissura aberta tem quase 4 quilómetros de comprimento.

A erupção atual é a quarta na região desde 2021 e a maior até agora. Em novembro de 2023, foi emitida uma ordem de evacuação para Grindavík, e atualmente a cidade está sem os seus residentes.

centrais geotérmicas
Com 5 centrais geotérmicas espalhadas pela ilha, estas fornecem cerca de um quarto da eletricidade consumida na Islândia e dois terços do aquecimento doméstico.

O Governo indica que, até ao momento, não se prevê que a erupção afete zonas povoadas ou infraestruturas, incluindo Grindavík. O Gabinete de Turismo desaconselha a visita ao local, uma vez que se trata de uma zona turística onde a atração é a atividade vulcânica.

Efeitos nas operações aéreas na Islândia?

O Governo islandês afirmou que, de momento, não há perturbações nos voos de e para o país e que os corredores de voos internacionais permanecem abertos.

O fantasma da erupção de 2010 e o caos na Europa

Os especialistas não esperam que a atual erupção cause o mesmo nível de caos que o verificado em 2010, quando o vulcão Eyjafjallajökull entrou em erupção. Este acontecimento afetou 2 milhões de pessoas, provocando o cancelamento de 100 000 voos.

Eyjafjallajökull
A erupção de 2010 do Eyjafjallajökull ocorreu debaixo de um glaciar, o que aumentou a capacidade de explosão devido à presença de água.

Islândia, terra de vulcões

O país situa-se numa fronteira de placas tectónicas em constante separação, que separa a América do Norte e a Eurásia ao longo da linha da Crista Média Atlântica. Existem 32 vulcões ativos na Islândia.

Os islandeses estão habituados a erupções vulcânicas. O sistema vulcânico onde acaba de ocorrer a erupção chama-se Fagradalsfjall e entrou em erupção em 2021 pela primeira vez em mais de 6000 anos.