Inundações extremas no Dubai, mais chuva em apenas 12 horas do que num ano inteiro

Registaram-se grandes inundações no Dubai e noutras cidades dos Emirados Árabes Unidos, com algumas estações a acumularem mais de 100 mm em apenas 24 horas.

Imagens chocantes das pistas do Aeroporto Internacional do Dubai completamente inundadas deram a volta ao mundo. Os aviões estavam mesmo a deslocar-se em pistas completamente submersas.

Este aeroporto é um dos mais movimentados do mundo, com 87 milhões de passageiros em 2023. Apesar da sua importância, este aeroporto teve de cancelar as operações durante quase meia hora. As estradas de acesso também ficaram inundadas.

A intensidade da chuva foi tal que provocou inundações rápidas em estradas que se transformaram em rios. Carros retidos e pessoas presas, foi este o cenário na terça-feira no Dubai, um cenário raramente visto nesta parte do planeta.

Uma estação meteorológica no aeroporto registou cerca de 100 mm de precipitação no Dubai num intervalo de 12 horas. Isto é mais do que o acumulado num ano inteiro.

Em média, cerca de 80 mm de chuva acumulam-se anualmente nesta populosa cidade. É entre o meio do inverno e o início da primavera que se concentra a maior probabilidade de precipitação, com mais de 80 % da precipitação anual a acumular-se apenas entre dezembro e março.

O que é que gerou estas acumulações de chuva?

Um centro de baixas pressões deslocou-se pela Península Arábica gerando fortes trovoadas, alguns topos de nuvens atingiram temperaturas inferiores a -80 °C, este valor ajuda-nos a avaliar a altura dos topos.

Para além dos Emirados Árabes Unidos, outros países como o Iémen, Omã e o sul do Irão e Paquistão foram afetados pelas tempestades. Poderão ocorrer aguaceiros isolados no Dubai até quarta-feira, com o tempo seco a predominar nos dias seguintes.

Infraestruturas hidráulicas e inundações nos EAU

Nos últimos meses, as tempestades e inundações nos Emirados Árabes Unidos chamaram a atenção por se tratar de uma região desértica, pelo que as infraestruturas hidráulicas não estão provavelmente preparadas para conter fenómenos como o de terça-feira.

Poderemos associar este evento às alterações climáticas?

Não, nenhum fenómeno extremo, como o do Dubai, pode ser imediatamente atribuído às alterações climáticas sem estudos de atribuição, serão necessárias algumas semanas para que essa investigação seja feita e para que os dados sejam processados nos modelos climáticos.