'Calima': impressionantes imagens da tempestade de areia nas Canárias

Uma tempestade de areia e vento obrigou os sete aeroportos do arquipélago das Canárias a serem fechados devido à pouca visibilidade, e todos os eventos planeados para as festas de Carnaval foram cancelados. Espreite aqui as imagens!

As ilhas Canárias, Espanha, acordaram ontem sob uma névoa seca ('calima', como lhe chamam na região). Trata-se de areia em suspensão que, como é possível ver nas imagens, transformou totalmente a paisagem.

Este fenómeno trata-se da movimentação de areia que terá sido transportada pelo vento, a partir do deserto do Sahara, que já durante o fim de semana paralisou o transporte nas ilhas. No vídeo abaixo é possível observar o movimento de areia via satélite.

Após dois dias de vento, areia e fogo, espera-se que esta tarde a situação registe melhorias, embora os ventos não estejam a dar descanso aos incêndios que também foram declarados no arquipélago.

Nesta segunda-feira é esperado vento de sudeste, mais intenso a leste, com rajadas que podem exceder os 80 km/h em Lanzarote e Fuerteventura, segundo a Agencia Estatal de Meteorología (AEMET).

Neste momento, todos os aeroportos da ilha foram reabertos, embora com restrições de segurança devido a problemas de visibilidade causados pela areia do deserto em suspensão. No entanto, o governo desta Região Autónoma espanhola mantém a situação de alerta.