Austrália poderá exportar energia solar para a Ásia

Um novo projeto com o nome de 'Sun Cable', pretende fornecer à Austrália uma alternativa aos negócios de exportação de carvão e gás, e reduzir a sua dependência de exportação da China. Confira aqui os detalhes.

Painéis solares
Para exportar energia renovável para o estrangeiro, um cabo de alta tensão ligaria o Território do Norte a Singapura.

A Austrália é o terceiro maior exportador de combustíveis fósseis do mundo - facto que gera um intenso debate à medida que as alterações climáticas se intensificam. Enquanto a economia depende fortemente das receitas de exportação de carvão e gás, esses combustíveis criam emissões substanciais de gases com efeito de estufa quando queimados no exterior.

O novo projeto prevê uma usina solar distribuída por 15 mil hectares, perto de Tennant Creek, com capacidade para dez gigawatts. A energia gerada irá fornecer Darwin e será exportada para Singapura, através de um cabo submarino de 3800 km.

'Sun Cable', e outros projetos similares em andamento, visam explorar os vastos recursos de energia renovável do país. Estes prometem fornecer uma alternativa aos negócios de exportação de carvão, ferro e gás. O projeto Sun Cable poderá ser pioneiro numa indústria de exportação de energia renovável, na Austrália, podendo dar origem a novas indústrias de manufatura e empregos na construção.

Benefícios de custo a longo prazo

Este projeto foi anunciado no ano passado por um grupo de investigadores australianos, e terá um custo de 20 biliões de dólares.

Os proponentes deste projeto dizem que este poderá suprir até um quinto das necessidades de energia de Singapura até 2030, e substituiria uma grande parte da eletricidade gerada por combustíveis fósseis utilizados em Darwin. A previsão é que a Sun Cable seja concluída em 2027.

Atração de negócios

Esta proposta também poderá trazer novas oportunidades de negócio para empresas locais de alta tecnologia. O projeto Sun Cable contratou a empresa 5B de Sydney, para utilizar a sua tecnologia de pré-fabrico de painéis solares, de forma a acelerar a construção da usina solar. A empresa vai pré-montar os painéis solares e entregá-los no local, em contentores, prontos para montagem rápida.

Começam a surgir por toda a Austrália, planos similares de exportação de energia renovável, como o Projeto de Hidrogénio Renovável de Murchison, na Austrália Ocidental. Este utilizará a energia produzida por parques eólicos e solares, de modo a criar hidrogénio renovável para transportá-lo para o leste da Ásia como hidrogénio líquido.

Estes projetos estão alinhados à estratégia de hidrogénio renovável do governo da Austrália Ocidental que se está a esforçar para tornar o hidrogénio limpo um fator determinante para o futuro das exportações do estado.