Tempo em Portugal esta semana: gota fria chega esta quarta-feira e trará aguaceiros de lama e trovoada a estas regiões

A semana que antecede a semana da Páscoa será marcada pela chegada de uma gota fria que poderá deixar aguaceiros localmente fortes em várias zonas de Portugal e uma intrusão maciça de poeiras do Sara que poderá originar a famosa "chuva de lama".

No passado fim de semana destacou-se o tempo estável e a temperatura elevada com valores acima da média para a época do ano, com várias zonas de Portugal continental a atingirem 26/27 ºC durante o dia.

Já nesta segunda-feira (18) o calor manteve-se e o céu ficou mais turvo numa grande parte do Continente devido à irrupção de poeiras saarianas. Também houve aguaceiros irregulares e fracos no Norte e Centro, sobretudo nas zonas montanhosas do interior. Nos Açores e Madeira imperou um estado do tempo variável com períodos nublados e chuva fraca.

Nos próximos dias será notícia a chegada de uma gota fria (ou depressão isolada em altitude) que produzirá vários fenómenos de risco na nossa geografia.

Terça-feira será um dia de transição

Amanhã - terça-feira, 19 de março - estão previstos aguaceiros fracos e dispersos no interior Norte e Centro, sobretudo nas zonas montanhas e durante a tarde. As temperaturas vão começar a descer, notando-se essa variação sobretudo nos valores das máximas. Haverá nevoeiro e neblina matinal, especialmente nas zonas do litoral Norte e Centro.

Todavia, o aspeto mais chamativo ocorrerá ao largo do oeste da Península Ibérica, onde o jato polar estará ondulante e, a partir do qual, se descolará uma gota fria que ganhará contornos mais definidos entre quarta (20) e quinta-feira (21). O seu núcleo estará muito próximo da costa de Portugal continental.

gota fria Portugal
Quarta e quinta-feira poderão ser dias com alguma instabilidade atmosférica, sobretudo nas regiões do interior, devido à provável chegada de uma gota fria.

Aguaceiros, trovoada e poeiras do Saara, os efeitos da gota fria

Na quarta-feira (20), especialmente durante a tarde, o panorama meteorológico será favorável ao desenvolvimento de aguaceiros localmente fortes e irregulares que atingirão, grosso modo, as regiões do interior, desde o Nordeste Transmontano até ao Baixo Alentejo (distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja).

Uma grande parte do país estará exposta à gota fria, mas regra geral os distritos com litoral escaparão (exceto o de Beja - tal como se pode observar acima no mapa animado de precipitação acumulada publicado no X). A nebulosidade e a precipitação irão espalhar-se também durante o dia de quinta-feira (21) pelo que é provável que se verifiquem "aguaceiros de lama”, por vezes fortes e potencialmente acompanhados de trovoada.

Um dos efeitos mais impressionantes da gota fria será o arrasto de uma quantidade maciça de poeiras do Saara que afetará consideravelmente a qualidade do ar de norte a sul de Portugal continental.

De acordo com o nosso modelo de referência (ECMWF), a partir de quinta-feira (21) a deslocação para leste do anticiclone dos Açores favoreceria a rápida travessia da gota fria para a Madeira. Nesta Região Autónoma estão previstos não só aguaceiros de lama localmente fortes - entre quinta (21) e domingo (24) - como também a possibilidade de ocorrência de trovoada.

Resta saber se este cenário se irá concretizar nesta unidade territorial insular portuguesa uma vez que a trajetória das gotas frias são sempre erráticas e muito complexas de determinar.

Além disto, a provável trajetória da gota fria provocará outro efeito: na sua movimentação prevista a partir de quinta-feira (21) em diante irá arrastar ar muito quente para Portugal continental. Como consequência, as temperaturas vão subir a pique e de forma generalizada, com uma intrusão maciça de poeiras saarianas em suspensão.

Graças a isto prevê-se que sexta-feira, 22 de março seja um dia anormalmente quente. A escalada súbita e acentuada das temperaturas refletir-se-á no incrível facto de que praticamente todas as capitais de distrito do país poderão registar máximas a rondar os 25 ºC ou superiores a este patamar.

Vêm aí dias quentes. O calor será bastante notório de norte a sul do Continente, destacando-se as cidades do Porto, Coimbra, Santarém e Évora, onde estão previstos 27 ºC na sexta-feira, 22 de março. Localmente esse valor poderá ser de 29 ºC!

Não parece haver dúvida de que os primeiros dias da primavera astronómica serão quentes, com poeiras e tempo tempestuoso!

A Semana da Páscoa poderá arrancar com tempo mais fresco e alguma precipitação

Para o fim de semana - que coincidirá com o Domingo de Ramos (24) - a incerteza na previsão aumenta consideravelmente. A gota fria deverá afastar-se e enfraquecer, interagindo com o jato polar.

Ainda é cedo para detalhar com certezas o tempo que fará nos dias mais importantes da Semana da Páscoa, uma vez que o jato polar apresentará ondulações significativas, o que normalmente resulta em condições meteorológicas variáveis.

Mesmo assim, apesar da elevada incerteza inerente aos modelos de previsão, o cenário mais provável neste momento mostra que as baixas pressões - possibilidade de mais precipitação - poderão situar-se em redor de Portugal continental e Espanha nessas datas festivas e religiosas.

Além disto, a semana da Páscoa poderia iniciar mais fria devido à possível entrada de uma massa de ar polar. Isto resultaria numa diminuição geral das temperaturas de norte a sul do país.