Tempo em Portugal a curto prazo com temperaturas diurnas até 9 ºC abaixo da média. (Mas o calor vai voltar em força!)

A segunda semana de setembro em Portugal continental será marcada por um grande contraste de estados do tempo. Até quinta-feira, 11 de setembro, preveem-se temperaturas substancialmente abaixo da média, com anomalias térmicas negativas de -8 ou -9 ºC nalguns locais. Saiba a previsão completa!

Esta terça-feira, 9 de setembro, prevê-se nova descida das temperaturas máximas. De um modo geral, as anomalias térmicas negativas rondarão os -4/-5 ºC.

De um modo geral, no que diz respeito às temperaturas, o modelo ECMWF prevê uma semana com características outonais praticamente de norte a sul de Portugal continental, com temperaturas entre 1 e 3 ºC abaixo da média. Isto ocorrerá devido à passagem de uma massa de ar mais fresca, associada a uma frente em fase de dissipação que passará de "raspão" na nossa geografia. Apesar da precipitação ocasionalmente prevista, especialmente no Noroeste do país, isto irá condicionar-nos sobretudo em termos de frescura térmica diurna e noturna.

O que é uma anomalia térmica negativa?

A anomalia térmica negativa é calculada pela comparação das temperaturas atuais com a normal climatológica. A normal climatológica assume-se como a média de temperaturas de um determinado local ao longo de um período de 30 anos. Se a temperatura prevista ou registada for inferior a esta média, diz-se que existe uma anomalia térmica negativa. Pegando nesta previsão em concreto, a temperatura máxima prevista para algumas localidades poderá ser de 9 ºC abaixo da média histórica nalguns dias desta semana. Deste modo, referimo-nos então à previsão de uma anomalia térmica negativa de -9 ºC.

Não obstante, a partir de sexta-feira, 12 de setembro, é expectável uma recuperação das temperaturas, especialmente das máximas, fruto da influência de massas de ar mais quentes. Nas zonas mais meridionais do país o termómetro poderá voltar a atingir o patamar dos 35 ºC.

Na região mais meridional do país espera-se que o termómetro volte a alcançar o patamar dos 35 ºC na reta final desta semana (sexta-feira, 12 de setembro), nomeadamente no Barlavento Algarvio.

Tendência de tempo mais fresco do que o normal irá acentuar-se nesta terça-feira, 9 de setembro

Esta segunda-feira (8) ocorreu uma ligeira descida generalizada das temperaturas mínimas e uma pequena descida das temperaturas máximas na Região Norte e no Litoral Centro. Apenas no interior Centro e Sul se verificou uma ligeira subida dos valores das máximas.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Para amanhã - terça-feira, 9 de setembro - prevê-se uma continuidade deste panorama de tempo fresco, com uma nova descida das temperaturas à vista. Na Região Norte as máximas não irão além dos 23 ºC (Braga), sendo que os valores de máxima mais baixos estão previstos para Porto e Viana do Castelo (20 ºC). Na Região Centro os 26 ºC previstos para Castelo Branco irão contrastar com a temperatura máxima mais fresca de toda a geografia do Continente no que concerne às capitais de distrito: 19 ºC na Guarda.

De um modo geral, para terça-feira, 9 de setembro, os mapas de referência da Meteored antecipam anomalias térmicas negativas de -4 a -6 ºC abaixo da média, algo atestado pelos valores modestos das temperaturas máximas para esta época do ano e que confirma um arranque “a todo o gás” do outono climatológico.

No Oeste e Vale do Tejo, Grande Lisboa e Península de Setúbal as máximas serão de 23/24 ºC. No Alentejo as variarão entre 24 e 26 ºC e, no Algarve, a região que se prevê ser a mais quente do país amanhã, poderá ser registada uma máxima de 27 ºC em Faro.

Quarta-feira, 10 de setembro, com tendência de descida das temperaturas máximas, principalmente no Norte

Apesar da subida generalizada das temperaturas mínimas prevista para a próxima quarta-feira, 10 de setembro, as temperaturas diurnas deverão, nalgumas regiões, registar uma descida. Assim, segundo os nossos mapas, na Região Norte os termómetros irão assinalar máximas entre 20 ºC (Viana do Castelo, Porto e Vila Real) e 23 ºC (Bragança); na Região Centro entre 18 ºC (Guarda) e 25 ºC (Castelo Branco), com Viseu a poder registar somente 19 ºC.

tempo fresco Portugal
Quarta-feira manterá a tendência de descida das temperaturas nas Regiões Norte e Centro de Portugal continental. Há zonas em que estão previstas temperaturas máximas até 8 ou 9 ºC inferiores aos valores médios de referência.

Porém, do rio Tejo para sul - exceto em Portalegre - prevê-se uma ligeira subida das temperaturas máximas nas próxima quarta-feira, 10 de setembro. A maioria das capitais de distrito registará valores de máxima iguais ou superiores a 25 ºC, com Faro a registar potencialmente a mais elevada (29 ºC).

Mesmo assim, os mapas de anomalia de temperatura da Meteored revelam que, para quarta-feira, 10 de setembro, de um modo geral, as temperaturas continuarão abaixo da média de norte a sul de Portugal continental, apesar da evidente diferença entre as regiões situadas a norte do Tejo (ainda mais frescas do que na terça-feira, dia 9) e as regiões situadas a sul do Tejo (ligeira recuperação térmica em relação ao dia anterior).

De facto, para as regiões a norte do Tejo preveem-se anomalias térmicas negativas de 5 a 7 ºC inferiores aos valores médios de referência, enquanto para as regiões a sul do referido rio se estimam anomalias térmicas negativas de 2 a 5 ºC. A zona onde se observa a anomalia térmica negativa mais acentuada na quarta-feira, 10 de setembro, corresponde a uma faixa territorial correspondente à Região Centro e em particular ao sistema montanhoso Açor-Lousã-Estrela e localidades adjacentes. Ali preveem-se entre 7 e 9 ºC inferiores ao normal.