Semana arranca fresca e húmida em Portugal continental, mas poderá terminar soalheira e com temperaturas de 35 ºC

Até meio da semana poderemos registar alguns períodos de chuva fraca, especialmente no noroeste do país, no entanto, os últimos dias da mesma poderão voltar a "cheirar a verão". Saiba mais aqui!
A semana arrancou soalheira, ainda que conte com algumas nuvens em boa parte do país, com tendência a dissiparem-se ao longo das horas na região Norte e parte da região Centro. Não há previsão de precipitação para a nossa geografia continental e as temperaturas máximas poderão variar entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 27 ºC em Faro.
Esta semana deverá poder dividir-se em duas partes: a primeira será mais fresca e húmida e a segunda mais quente e seca. Confira aqui a previsão para os próximos dias.
Entre terça e quinta-feira poderá haver ocorrência de precipitação no Norte e Centro do país
Nesta altura do ano a atmosfera encontra-se mais dinâmica, devido à transição de estações meteorológicas e, assim, as previsões tornam-se ainda mais incertas. No entanto, a mais recente atualização do nosso modelo de confiança, ECMWF, mostra-nos uma "luz ao fundo do túnel" para quem ainda tem férias para gozar este mês.

Mas vamos por partes. Como já referimos acima, o arranque desta semana poderá contar com condições mais outonais, tendo em conta as temperaturas mais baixas (anormalmente baixas) e a possibilidade de precipitação, ainda que fraca, nos próximos dias.
A partir das últimas horas da tarde de amanhã, terça-feira, a chuva regressa ao Minho, devendo estender-se a outras zonas do litoral Norte, podendo chegar a Aveiro ao final do dia. Esta será fraca e pontual.
Ao início da madrugada de quarta-feira, a chuva regressa ao noroeste do país, devendo intensificar-se à medida que as horas passam, mantendo-se sempre a oeste da Barreira de Condensação, podendo estender-se para sul, até à região Centro, mais concretamente, zona de Leiria. Após este alastramento, deverá começar a dissipar-se.
Contudo, horas depois, já durante a madrugada de quinta-feira, a mesma volta a incidir sobre o Norte do país, com episódios de chuva fraca e dispersa, devendo intensificar-se à medida que as horas passam, e concentrar-se no noroeste, onde é esperado que se dissipe ao final do dia. Neste dia também se denotará um aumento das temperaturas máximas em todo o país.
A partir de sexta-feira o tempo em Portugal contará com melhorias
Para além de um adeus à chuva, as temperaturas máximas também voltam a aumentar na sexta-feira. Desta forma, esperam-se valores entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 32 ºC em Beja.

Apesar deste aumento das temperaturas máximas, este dia ainda contará com alguma nebulosidade de Norte a Sul do país e com valores térmicos mais frescos durante a noite, onde os locais mais quentes poderão registar-se desde a Beira Baixa para Sul, com valores na ordem dos 20 ºC, nas últimas horas do dia.
Sábado poderá registar uma ligeira diminuição destes valores, onde as máximas não deverão ultrapassar os 33 ºC nas regiões mais quentes, que deverão ser o Algarve, Alentejo e Beira Baixa.
Neste dia também poderemos contar com céu parcialmente nublado de Norte a Sul, no entanto, parece haver uma tendência de dissipação da mesma para domingo.