Tempo de verão chega a Portugal no segundo fim de semana de setembro: eis quando e onde fará mais calor

Depois do tempo ameno, eis que chega o verão para que o seu tempo de descanso possa ser aproveitado ao ar livre. Acompanhe a nossa previsão e desfrute do fim de semana da melhor forma!

    A semana que agora corre, a segunda do mês de setembro, tem sido marcada pelo regresso da chuva ao território continental. Depois de um fim de semana chuvoso, a primeira metade da semana contou com tempo nublado, temperaturas amenas e alguma precipitação.

    Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

    No que resta da semana (e já a partir de hoje) o tempo muda, com o registo de uma subida das temperaturas máximas, em especial no interior Centro e no Sul do país. Os dias poderão contar com menos nebulosidade e mais Sol, situação que se deve estender para o fim de semana.

    Sábado mais quente, mas sem exageros

    O dia de sábado (13) deverá ficar marcado, do ponto de vista meteorológico, pela possível formação de nevoeiro ou neblina matinal nas regiões do Norte e Centro. Essa nebulosidade acabará por se dissipar na sua maioria, ao longo do dia, sendo que alguma poderá ser persistente. O vento soprará fraco a moderado, do quadrante Norte, podendo ser mais forte nas terras altas do Centro e Sul.

    Nebulosidade
    No início do dia de sábado (13), a nebulosidade deverá afetar não só a totalidade do território continental de Portugal como uma boa parte da Península Ibérica.

    No que toca às temperaturas, estas devem sofrer uma ligeira descida em relação ao dia de sexta-feira (12), mas estarão enquadradas na subida que se prevê para estes dias. As temperaturas mínimas vão variar entre os 9 ºC de Bragança e os 20 ºC de Faro, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 20 ºC de Viana do Castelo e os 31 ºC de Faro. Para a cidade do Porto esperam-se 21 ºC, com Lisboa a não dever ultrapassar os 25 ºC.

    para os territórios insulares, a nossa previsão ponta para tempo ameno, cortesia do anticiclone dos Açores. No arquipélago da Madeira, espera-se céu pouco nublado ou limpo, com a possibilidade de a nebulosidade ser mais persistente na vertente Norte da ilha da Madeira. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 18 ºC e os 22 ºC, com as máximas a variarem entre os 24 ºC e os 27 ºC.

    Rajadas de vento
    Tanto no sábado (13) como no domingo (14) o vento deverá soprar fraco a moderado, com rajadas que podem chegar aos 50 km/h nas regiões litorais do Centro e Sul.

    Em relação às ilhas dos Açores, o dia será mais nublado nas ilhas dos Grupos Ocidental e Oriental, com a possibilidade de ocorrência de aguaceiros na vertente Norte da ilha de São Miguel. Para as ilhas do Grupo Central espera-se um dia de céu pouco nublado. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 18 ºC e os 21 ºC, com as máximas a rondarem os 24 ºC / 25 ºC.

    Nova escalada das máximas

    O dia de domingo (14) deverá ser de mais calor, em especial na região Sul do país. A nebulosidade deverá ser um fator a ter em conta, bem como o vento. Em relação à primeira, deverá ser persistente na faixa costeira ocidental, a Norte do Cabo Raso. Já em relação ao vento, tal como no sábado, deverá soprar mais forte nas terras altas do Centro e Sul. A maior parte do território continental deverá ser afetado por vento Norte, à exceção da costa Meridional (Algarve) onde o vento será de Sudoeste.

    Previsão
    Durante o dia de domingo (14) o anticiclone dos Açores está a "empurrar" para Norte uma depressão subpolar. Assim, a previsão será de céu pouco nublado ou limpo com temperaturas enquadradas na época do ano.

    As temperaturas mínimas vão variar entre os 11 ºC da Guarda e os 19 ºC de Faro, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 21 ºC de Viana do Castelo e os 32 ºC de Castelo Branco e Beja. Para a cidade do Porto esperam-se 24 ºC, com Lisboa a poder chegar aos 27 ºC.

    No arquipélago dos Açores, o cenário muda um pouco de figura, já que estão previstos aguaceiros em todos os grupos de ilhas, mas com maior incidência nas ilhas dos Grupos Ocidental e Oriental. No Grupo Central, a ilha Terceira também deverá contar com a ocorrência de aguaceiros, contudo, para as restantes ilhas, a previsão aponta apenas para bastante nebulosidade. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 19 ºC e os 21 ºC, com as máximas novamente a rondarem os 24 ºC / 25 ºC.

    Temperaturas
    A nossa previsão aponta para uma subida clara das máximas, no domingo (14), em especial nas regiões a Sul do Rio Tejo (Alentejo e Algarve).

    No arquipélago da Madeira, a previsão aponta para um domingo muito idêntico ao dia de sábado, com céu pouco nublado ou limpo em todas as geografias à exceção da vertente Norte da ilha da Madeira, onde a nebulosidade será mais persistente. Tal como no sábado, as temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 18 ºC e os 22 ºC, sendo que as máximas deverão variar entre os 24 ºC e os 27 ºC.

    Pelo que indicam as nossas previsões preliminares, a toada do fim de semana deverá manter-se durante a próxima semana, quando o ano letivo já estará a decorrer a todo o gás.