Em breve, chuva e tempo ameno darão lugar ao calor de verão. Temperaturas escalarão até 35 ºC nestas regiões de Portugal

Após alguns dias de chuva fraca, prevê-se uma intensificação da crista anticiclónica e a chegada de uma massa de ar quente a Portugal continental. Alguns distritos vão atingir os 35 ºC. Saiba a previsão completa!

Até amanhã - quinta-feira, 11 de setembro - o estado do tempo em Portugal continental será condicionado pela circulação zonal atlântica, originada pela combinação entre um anticiclone situado a oeste do arquipélago dos Açores e depressões que se movem sobre o Atlântico Norte.

A estas depressões têm estado associadas ondulações frontais de fraca atividade, que têm vindo a gerar chuva fraca, sobretudo nesta quarta-feira, 10 de setembro, nas Regiões Norte, Centro, litoral Oeste e Área Metropolitana de Lisboa. Amanhã - quinta-feira, 11 de setembro - a precipitação será mais escassa, ficando confinada ao Minho e Douro Litoral.

Transição para a segunda quinzena de setembro marcada por escala acentuada das temperaturas nalgumas regiões

A partir da tarde de sexta (12) e até terça-feira (16), prevê-se uma intensificação da crista anticiclónica em direção a Portugal continental, à qual estará associada uma massa de ar tropical continental, quente e seca, proveniente do Norte de África. Com a conjugação destes elementos climáticos, são expectáveis dias de céu pouco nublado ou limpo na generalidade da nossa geografia, exceto no litoral a norte do Cabo Raso, onde se preveem nuvens a baixa altitude e alguns nevoeiros matinais, sendo que no Minho estes poderiam persistir em alguns dos dias.

Além disto, as temperaturas máximas, que têm estado abaixo da média para a época do ano, deverão subir ligeiramente amanhã - quinta-feira (11) - exceto no Minho, Douro Litoral e na faixa costeira a norte do Cabo da Roca.

tempo quente Portugal
Devido à provável intensificação da crista anticiclónica e à chegada de uma massa de ar tropical continental, quente e seca, proveniente do Norte de África, prevê-se o regresso do calor de verão a algumas regiões de Portugal continental. Dentro de poucos dias, o termómetro irá superar os 30 ºC nalguns locais do interior Norte e Centro e nas regiões do Alentejo, vale do Tejo e Algarve.

Na sexta (12) e no sábado (13) o estado do tempo revelar-se-á bastante estável, geralmente soalheiro, e, embora seja expectável um ambiente mais quente, a subida das máximas será ligeira e confinada apenas ao Interior Centro e Sul.

No domingo, 14 de setembro, prevê-se uma nova subida das temperaturas máximas, mais significativa e generalizada a toda a geografia do Continente.

De acordo com os mapas de referência da Meteored, baseados no modelo da nossa maior confiança (ECMWF), é provável que no domingo (14) e na segunda-feira (15) os valores das temperaturas máximas variem aproximadamente entre 30 e 35 ºC no Algarve, Alentejo, vale do Tejo e em alguns locais do interior Norte e Centro, regiões onde os valores estarão acima da média para a época do ano (anomalias térmicas positivas +5 ºC). Dentro de todas estas regiões, os distritos para os quais se preveem os valores mais elevados (33 a 35 ºC) são os de Castelo Branco, Beja e Faro.

Contudo, no resto do país, as temperaturas máximas manter-se-ão inferiores ao patamar dos 30 ºC e nalgumas zonas do litoral Norte e Centro serão, geralmente, inferiores a 25 ºC.