Semana inicia com avisos amarelos de calor, mas poderá terminar fresca e com chuva em Portugal continental

Esta semana será dividida em duas partes. A primeira será quente e soalheira, tendo o IPMA emitido vários avisos amarelos, mas a segunda será fresca e chuvosa. Saiba mais aqui!
Esta semana arrancou com céu parcialmente nublado, principalmente ao longo da faixa litoral. No entanto, esta nebulosidade deverá dissipar-se totalmente com o passar das horas.
Com o aumento previsto das temperaturas para os próximos dias, a anomalia térmica positiva irá aumentar e abranger todo o território continental.
As temperaturas máximas esperadas para o dia de hoje poderão variar entre os 21 ºC em Viana do Castelo e os 34 ºC em Beja. A nível local, estes valores poderão ser superiores, no entanto, não deverão ultrapassar os 37 ºC, a serem registados no Baixo Alentejo.
IPMA eleva 8 distritos a aviso amarelo e há dois avisos para a Madeira, um deles laranja
Como temos vindo a avançar nas nossas últimas previsões, um fluxo de leste e a afirmação do anticiclone dos Açores irão contribuir para umas próximas horas bem quentes, secas e soalheiras.
Terça-feira amanhecerá com céu limpo e depressa os termómetros vão aumentar, mesmo nas regiões mais próximas ao mar. Distritos como Viana do Castelo, Porto, Braga e Aveiro poderão registar valores acima dos 30 ºC em vários concelhos, especialmente nos do interior dos mesmos. O litoral Oeste deverá ser das zonas mais frescas do dia, como é habitual.

Este aumento das temperaturas levou o IPMA a emitir vários avisos meteorológicos de tempo quente para o continente e para a região autónoma da Madeira, onde nesta última um dos avisos é laranja. Os restantes são amarelo.
Estes avisos, no caso do continente, entram em vigor amanhã, às 9h da manhã e permanecerão em vigor até às 18h de quarta-feira, dia 16 de julho. Os distritos sob este aviso são Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Setúbal, Vila Real e Viseu.
Em relação à Madeira, há um aviso amarelo para a Costa Sul, que estará em vigor no mesmo intervalo de tempo que os avisos no continente, e um aviso laranja para as Regiões Montanhosas, cujo período em vigor também será entre as 9h de amanhã e as 18h de quarta-feira.
Quarta-feira poderá ser o dia mais quente da semana na faixa interior
Ainda que os termómetros aumentem ao longo da faixa interior na quarta-feira, os mesmos poderão diminuir ao longo da faixa litoral. Assim sendo, esperam-se máximas entre os 21 ºC em Viana do Castelo e os 38 ºC em Beja, onde localmente se esperam valores entre os 41 ºC e os 42 ºC. No Vale do Douro e na Beira Baixa esperam-se valores na ordem dos 40 ºC.

Ao longo desse dia poderá haver alguma nebulosidade persistente na linha costeira da região Norte, devendo a mesma manter-se até ao final do dia, com algumas oscilações e poder estender-se à região Centro.
A partir de quinta-feira dar-se-á uma nova inversão no estado de tempo
A nebulosidade regressará e as temperaturas voltam a cair já na próxima quinta-feira, depois de dois dias com valores mais elevados. Uma depressão situada a oeste das Ilhas Britânicas e o afastamento do anticiclone dos Açores irá contribuir para uma instabilidade atmosférica crescente a partir de quinta-feira. Para além disto, os nossos mapas mostram o surgimento de um centro de baixas pressões sobre a Península Ibérica que também facilitará esta instabilidade.
Ainda que a nebulosidade possa persistir ao longo do dia, especialmente no litoral Norte e Centro, não há previsão de chuva para este dia. No que toca às temperaturas máximas, estas deverão variar entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 35ºC em Beja.

Contudo, durante a manhã de sexta-feira, espera-se a ocorrência de chuva fraca no noroeste do país, devendo a mesma dissipar-se até às primeiras horas da tarde. A nebulosidade também poderá dissipar-se até ao final do dia.
As temperaturas voltam a diminuir, sendo esperados valores máximos entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 30 ºC em Faro. Nesse dia, o Sotavento Algarvio deverá ser a zona mais quente do país, a chegar aos 34 ºC.
No entanto, no sábado espera-se o regresso da nebulosidade a boa parte do país, assim como o regresso da chuva ao litoral Norte e Centro. As temperaturas deverão voltar a diminuir, não devendo nenhum distrito registar 30 ºC ou mais.