Semana arranca cinzenta, mas depressa o cenário meteorológico muda: vêm aí dias soalheiros e quentes. Saiba onde!

Depois de alguma instabilidade que se está a fazer sentir neste fim de semana e que se irá prolongar até segunda-feira, espera-se que o calor e o sol regressem "com força" ao país.
Como temos vindo a anunciar, o estado de tempo em Portugal irá sofrer uma alteração na primeira parte da próxima semana. Esta instabilidade atmosférica que resultou em alguns períodos de chuva fraca nos últimos dias e que se pode repetir durante esta manhã de domingo, deverá persistir até amanhã, segunda-feira.
No entanto, ainda que a nebulosidade persista ao longo do dia de amanhã, não há probabilidade de chuva e espera-se que à medida que as horas passam, esta nebulosidade se dissipe do nosso território continental.
A subida gradual das temperaturas começou este fim de semana, mas a instabilidade poderá permanecer nas próximas horas
Entre ontem, sábado, e hoje denotar-se-á um pequeno aumento das temperaturas, sentido essencialmente ao longo da faixa interior, onde os termómetros poderão chegar aos 30ºC em Beja e Castelo Branco, sendo estes os distritos mais quentes do país.

No entanto, e com esta tendência de aumento a manter-se nos próximos dias, à medida que os dias passam, os termómetros vão aumentar, com especial ênfase para as regiões tendencialmente mais quentes (como o Vale do Douro, Beira Baixa e Baixo Alentejo), onde os termómetros poderão ultrapassar os 40ºC, e para a faixa litoral, onde os mesmos podem passar dos 30ºC.
Contudo, entre hoje e amanhã, os sinais de instabilidade deverão manter-se sobre a nossa geografia continental, devendo esta segunda-feira amanhecer nublada, mas com tendência a que as nuvens se dissipem até ao final do dia.
O pico das temperaturas deverá ser na quarta-feira
Segundo a mais recente atualização dos nossos mapas, terça e quarta-feira poderão ser os dias mais quentes desta semana, mas com maior expressão na quarta-feira, onde se podem registar valores máximos na ordem dos 42ºC, no Baixo Alentejo.
Ainda assim, entre segunda e terça-feira denotar-se-á uma subida acentuada nos distritos do litoral, onde vários locais poderão registar subidas na ordem dos 5ºC entre um dia e outro. Várias localidades do interior destes distritos deverão ultrapassar os 30ºC, e no Alentejo já se poderão registar 40ºC localmente.

Todavia, quarta-feira espera-se um dia ainda mais quente, possivelmente o mais quente da semana, como já referimos. Com os termómetros a aumentarem novamente entre terça e quarta, serão vários os locais a ultrapassarem o marco dos 40ºC, especialmente ao longo da faixa interior.
Destaque para as regiões habitualmente mais quentes como o Vale do Douro, que poderá chegar aos 41ºC, a Beira Baixa que pode registar até 40ºC e o Baixo Alentejo, que se espera ser a zona mais quente do país, com 42ºC. Com este aumento das temperaturas, a anomalia térmica positiva volta a aumentar significativamente durante as horas diurnas, como podemos observar no mapa acima.