Poeiras, trovoada e temperaturas até 43 ºC no domingo, 17 de agosto, antecedem o tempo mais fresco da próxima semana

Poeiras do Saara, risco de trovoada e intensificação do calor em Portugal continental antecedem iminente mudança do estado do tempo. Saiba o que esperar para os próximos dias na sua região!

Esta sexta-feira, 15 de agosto e feriado da Nossa Senhora da Assunção amanheceu com céu geralmente limpo ou pouco nublado, apesar da nebulosidade que perdurou durante a manhã em várias zonas da faixa costeira ocidental. Além disto, verificou-se ainda um estado do tempo geralmente menos quente, sobretudo no litoral Oeste.

Fim de semana com calor extremo, por contraste às temperaturas previstas na próxima segunda-feira, dia 18

Para este sábado (16) prevê-se céu pouco nublado ou limpo, com nuvens a povoarem o céu de alguns locais do litoral Norte e Centro. O vento surgirá fraco e de direções variáveis, mas a soprar predominantemente do quadrante Oeste. Tal como referido anteriormente, é expectável uma subida das temperaturas máximas nas regiões a sul do Tejo, com destaque para os distritos de Évora, Beja e Faro.

Apesar da intensificação do calor previsto para sábado (16), é no domingo, 17 de agosto, que se espera o período mais crítico do tempo quente de norte a sul da geografia do Continente.

Os mapas de referência da Meteored revelam que é nas zonas do Vale do Guadiana (parte oriental e meridional do distrito de Beja) e Sotavento Algarvio (parte oriental do distrito de Faro) que se esperam as temperaturas máximas mais elevadas em todo o país nesse dia: o termómetro poderá assinalar até 43 ºC.

Para o próximo domingo, 17 de agosto, há expectativa de que o céu se apresente pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro. O vento deverá soprar de nor-noroeste, com intensidade fraca a moderada. O calor terá tendência a intensificar por todo o Alentejo e quase todo o Algarve, com destaque para localidades como Mértola e Alcoutim (previsão de máximas a rondar os 43 ºC).

calor extremo Portugal
Domingo, 17 de agosto, será o dia mais quente a curto prazo em Portugal continental. Alguns locais registarão anomalias térmicas positivas de até +16 ºC.

Para segunda-feira (18) prevê-se céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro. A maior novidade a nível do estado do tempo prende-se com a previsão de uma descida significativa das temperaturas, sobretudo das máximas.

Risco de trovoada e aumento da concentração de poeiras saarianas em suspensão

Além do tempo quente, preveem-se poeiras do Saara em suspensão neste sábado e domingo, dias 16 e 17 de agosto, com quase todo o território de Portugal continental a ser abrangido. É expectável um aumento da concentração no domingo (17), sobretudo no Barlavento Algarvio, Alentejo Litoral e nos distritos de Évora, Portalegre e Castelo Branco.

Adicionalmente, espera-se ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada forte, mas dispersa, no interior Norte, Centro e Alentejano neste sábado (16). O risco de atividade elétrica, menos intensa, mas igualmente dispersa, mantém-se para domingo (17), com os mapas a apostarem na sua possível ocorrência em zonas do Baixo Alentejo e da Serra Algarvia.