Passagem de Ano: tempestade Francis afetará a Madeira deixando até 120 mm de chuva, vento forte e risco de inundações

Vem aí um temporal! O arquipélago da Madeira será fortemente afetado na passagem de ano 2025-2026 por uma frente muito ativa associada à depressão Francis, que trará chuva forte e vento intenso. Eis a previsão completa!
Nas restantes horas desta terça-feira (30) e nas primeiras horas de quarta-feira (31) o céu maioritariamente limpo sobre o arquipélago da Madeira sofrerá um gradual aumento da nebulosidade a média e alta altitude, sinalizando a iminente chegada de instabilidade atmosférica a esta região insular portuguesa, mesmo a coincidir com a Passagem de Ano 2025-2026 (dias 31 e 1 - e provavelmente mais além).
Deste modo, segundo o modelo Europeu, perspetiva-se a chegada de várias frentes nos próximos dias, associadas a uma vasta região depressionária centrada atualmente junto ao arquipélago dos Açores.

O núcleo principal desta vasta região depressionária - que contém vários centros ou núcleos secundários - é a depressão Francis, nomeada ontem à noite pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), tratando-se da 6ª tempestade de grande impacto da temporada de depressões atlânticas do Grupo Sudoeste.
A primeira frente associada a Francis deixará chuva intensa na Madeira entre a Véspera e o Dia de Ano Novo
Os primeiros aguaceiros surgirão a partir do meio da manhã de quarta-feira (31), mas é a partir da tarde do último dia de 2025 que a frente ficará gradualmente mais ativa, trazendo períodos de chuva mais frequentes e com intensidade moderada a forte ao arquipélago.
Prevê-se que, precisamente na madrugada do Dia de Ano Novo, a frente associada à depressão Francis atinja o seu pico de intensidade, com chuva localmente forte, por vezes sob a forma de granizo e potencialmente acompanhada de trovoada. As acumulações em algumas zonas da ilha poderão ser de até 14 mm por hora!, o que aumentará significativamente o risco de inundações.
De acordo com os mapas da Meteored, da tarde de quarta-feira (31) à manhã de quinta-feira (1), ocorrerá o período mais crítico da passagem da primeira frente gerada pela depressão Francis no arquipélago, e as zonas mais expostas serão a parte ocidental, as regiões montanhosas e a vertente sul da ilha da Madeira.

Com os modelos globais é difícil prever acumulações precisas devido à complexa orografia do arquipélago da Madeira, mas a atual previsão dos mapas de referência da Meteored revela que é provável que possam cair entre 100 e 120 mm de chuva até ao final do dia de Ano Novo (quinta-feira, 1 de janeiro) nas zonas mais expostas da Madeira (parte oeste, vertente sul e regiões montanhosas). No entanto, também poderá ocorrer chuva pontualmente forte noutras zonas da ilha da Madeira.
Após a passagem do sistema frontal continuarão a desenvolver-se alguns aguaceiros e linhas de instabilidade, que manterão um tempo relativamente húmido e instável, a alternar com abertas, pelo menos até domingo (4) no arquipélago madeirense. A ilha de Porto Santo não deverá ser tão afetada, somando apenas cerca de 20 mm até ao final do dia de Ano Novo.
Além do risco de inundações repentinas e deslizamentos de terra ou derrocadas, também haverá vento forte
Como referido acima pela Meteored, durante o resto da semana, entre sexta (2) e domingo (4), prevê-se que continuem a chegar ao arquipélago da Madeira novas frentes e núcleos associados à depressão Francis, pelo que é provável que os registos de precipitação aumentem e atinjam valores bastante elevados nas zonas mais expostas aos ventos de Sul, Sudoeste e Oeste.
Além disto, prevê-se que a partir da tarde de amanhã - quarta-feira 31 de dezembro -, a coincidir com a aproximação da depressão Francis ao arquipélago, o vento sopre com muita força de Sudoeste, gerando rajadas até 95 ou 100 km/h na parte ocidental e até 80 ou 85 km/h na parte oriental durante o momento mais crítico do temporal de vento (parte da madrugada e até meio da manhã do dia de Ano Novo, aproximadamente entre as 04:00 e as 09:00).

Nas Regiões Montanhosas o valor previsto é consideravelmente superior, podendo atingir os 120 km/h, estando estimada também alguma agitação marítima. Os ventos fortes vão afetar a Ilha da Madeira, pelo menos, até quinta-feira (1), Dia de Ano Novo.